UNICID lança pós-graduação em Educação Física Escolar e Inclusão







De 3 de dezembro a 11 de fevereiro, a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) recebe matrículas para seis cursos de pós-graduação lato sensu em Educação. A novidade é a especialização em Educação Física Escolar e Inclusão. O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver projetos de inclusão para diferentes níveis de ensino.

De acordo com o coordenador, professor Roberto Gimenez, o curso atende a crescente demanda por uma formação especializada em promover a inclusão escolar de pessoas com algum tipo de deficiência ou de grupos vulneráveis. "O curso busca reverter o quadro histórico da distinção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, que foi resultante da valorização exacerbada do desempenho e eficiência", afirma.

Segundo ele, a proposta inclusiva do curso está associada a um aspecto amplo de inclusão social, que não contempla apenas as pessoas com algum tipo de deficiência. "O número de crianças obesas, por exemplo, é enorme, e a segregação nas aulas de Educação Física se torna evidente quando a atividade envolve competição", explica.

Diante desse cenário, o curso pretende habilitar o aluno para desenvolver desde projetos de inclusão em sala de aula, até parcerias com empresas e Organizações Não Governamentais. Para tanto, a especialização vai abordar desde metodologias de ensino até o comportamento motor. Outro diferencial é que o curso tem conteúdo compartilhado com a pós-graduação em Gestão Escolar, o que cria condições para o aluno fazer o outro curso eliminando duas disciplinas. A carga horária é de 360 horas. As aulas começam no dia 23 de fevereiro e serão ministradas aos sábados, das 8h às 17h. Completam a grade de cursos de pós-graduação (lato sensu) nas áreas de Educação as especializações tradicionalmente oferecidas pela instituição. São elas: Docência no Ensino Superior, - Gestão Escolar 1000 horas (18 e 24 meses), Gestão Escolar 360 horas e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Os cursos contam com o respaldo e a tradição da Universidade na área da Educação e de programas já consolidados, como o de Formação de Professores e de Mestrado, reconhecidos por instituições de ensino de todo o estado. Com aproximadamente mil alunos formados em oito anos de existência, o curso de Gestão Escolar é oferecido em duas versões, de 360 (12 meses) e 1000 horas (em 18 e 24 meses). A especialização tem como objetivo formar gestores com competências para planejar, organizar, realizar e gerir o trabalho administrativo e pedagógico de instituições de ensino. Segundo Denise Aparecida Campos, coordenadora e pró-reitora adjunta de ensino, o curso de Gestão Escolar 1000 horas permite o exercício de cargos de direção, coordenação e supervisão escolar. "Para ocupar essas funções, bem como prestar concursos públicos e assumir cargos de especialista em Educação nas redes de ensino particular e pública do Estado, o aluno deve, além de cursar Gestão Escolar 1000 horas, ser portador de diploma de Licenciatura", explica.

A Universidade também vai oferecer no primeiro semestre de 2008, a especialização em Docência no Ensino Superior. O curso, que é voltado para profissionais graduados e professores que desejam atuar no ensino superior, tem como objetivo oferecer fundamentos teórico-práticos para o exercício da docência. As aulas dos três cursos começam no dia 19 de fevereiro e serão realizadas as terças e quintas-feiras, das 19h às 23 h.

A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional completa a programação de cursos na área de Educação da Universidade. Segundo a coordenadora, professora Adriana Beatriz Botto Alves Vianna, o curso que existe desde 1994, foi ampliado para atender a formação institucional e clínica. A especialização tem duração de 600 horas, sendo 500 de teoria e 100 de estágio, carga horária indicada pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (Abpp). "A especialização tem como proposta formar profissionais para atuar com a realidade clínica e institucional, que sejam capazes de se perceberem como agentes educacionais, co-responsáveis pelo processo de aprendizagem", diz. As aulas têm início no dia 18 de fevereiro e serão realizadas as segundas e quartas-feiras, das 19h às 23 h.

Fonte: Unicid



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


UNICID lança pós-graduação em Educação Física Escolar e Inclusão UNICID lança pós-graduação em Educação Física Escolar e Inclusão Reviewed by Dani Souto on 05:08 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais