domingo, 9 de dezembro de 2007

UNICID lança pós-graduação em Educação Física Escolar e Inclusão




De 3 de dezembro a 11 de fevereiro, a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) recebe matrículas para seis cursos de pós-graduação lato sensu em Educação. A novidade é a especialização em Educação Física Escolar e Inclusão. O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver projetos de inclusão para diferentes níveis de ensino.

De acordo com o coordenador, professor Roberto Gimenez, o curso atende a crescente demanda por uma formação especializada em promover a inclusão escolar de pessoas com algum tipo de deficiência ou de grupos vulneráveis. "O curso busca reverter o quadro histórico da distinção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, que foi resultante da valorização exacerbada do desempenho e eficiência", afirma.

Segundo ele, a proposta inclusiva do curso está associada a um aspecto amplo de inclusão social, que não contempla apenas as pessoas com algum tipo de deficiência. "O número de crianças obesas, por exemplo, é enorme, e a segregação nas aulas de Educação Física se torna evidente quando a atividade envolve competição", explica.

Diante desse cenário, o curso pretende habilitar o aluno para desenvolver desde projetos de inclusão em sala de aula, até parcerias com empresas e Organizações Não Governamentais. Para tanto, a especialização vai abordar desde metodologias de ensino até o comportamento motor. Outro diferencial é que o curso tem conteúdo compartilhado com a pós-graduação em Gestão Escolar, o que cria condições para o aluno fazer o outro curso eliminando duas disciplinas. A carga horária é de 360 horas. As aulas começam no dia 23 de fevereiro e serão ministradas aos sábados, das 8h às 17h. Completam a grade de cursos de pós-graduação (lato sensu) nas áreas de Educação as especializações tradicionalmente oferecidas pela instituição. São elas: Docência no Ensino Superior, - Gestão Escolar 1000 horas (18 e 24 meses), Gestão Escolar 360 horas e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Os cursos contam com o respaldo e a tradição da Universidade na área da Educação e de programas já consolidados, como o de Formação de Professores e de Mestrado, reconhecidos por instituições de ensino de todo o estado. Com aproximadamente mil alunos formados em oito anos de existência, o curso de Gestão Escolar é oferecido em duas versões, de 360 (12 meses) e 1000 horas (em 18 e 24 meses). A especialização tem como objetivo formar gestores com competências para planejar, organizar, realizar e gerir o trabalho administrativo e pedagógico de instituições de ensino. Segundo Denise Aparecida Campos, coordenadora e pró-reitora adjunta de ensino, o curso de Gestão Escolar 1000 horas permite o exercício de cargos de direção, coordenação e supervisão escolar. "Para ocupar essas funções, bem como prestar concursos públicos e assumir cargos de especialista em Educação nas redes de ensino particular e pública do Estado, o aluno deve, além de cursar Gestão Escolar 1000 horas, ser portador de diploma de Licenciatura", explica.

A Universidade também vai oferecer no primeiro semestre de 2008, a especialização em Docência no Ensino Superior. O curso, que é voltado para profissionais graduados e professores que desejam atuar no ensino superior, tem como objetivo oferecer fundamentos teórico-práticos para o exercício da docência. As aulas dos três cursos começam no dia 19 de fevereiro e serão realizadas as terças e quintas-feiras, das 19h às 23 h.

A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional completa a programação de cursos na área de Educação da Universidade. Segundo a coordenadora, professora Adriana Beatriz Botto Alves Vianna, o curso que existe desde 1994, foi ampliado para atender a formação institucional e clínica. A especialização tem duração de 600 horas, sendo 500 de teoria e 100 de estágio, carga horária indicada pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (Abpp). "A especialização tem como proposta formar profissionais para atuar com a realidade clínica e institucional, que sejam capazes de se perceberem como agentes educacionais, co-responsáveis pelo processo de aprendizagem", diz. As aulas têm início no dia 18 de fevereiro e serão realizadas as segundas e quartas-feiras, das 19h às 23 h.

Fonte: Unicid



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