Curta e Siga em Rede Sociais

Os jogos na Educação Física e a construção das estruturas lógicas do pensamento






http://escolafazdeconta.com.br/wp-content/uploads/2012/02/educacao-fisica-escola-faz-de-conta-aula-especial.jpg 

RESUMO:

Este trabalho visa compreender, analisar e explicitar a relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos jogos durante as aulas de Educação Física para alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento. Entendemos que a Educação Física, enquanto área de conhecimento, tem como especificidade tratar dos temas da cultura corporal de movimento dentre os quais encontram-se os jogos. Defendemos a idéia de que, durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos, os alunos devem ter a  ossibilidade de reelaborar novos conhecimentos e, por meio de abstrações reflexivas, sejam reelaboradas ou elaboradas novas formas de pensar. Para tanto, acreditamos que, durante as aulas, os professores devem usar como referencial para seu trabalho a teoria psicogenética e a pedagogia construtivista.

Palavras-chave
: Teoria Psicogenética. Jogos. Conflito Cognitivo. Educação Física.


ESTAMOS TE DANDO DE GRAÇA:



EBOOK GRÁTIS: Iniciação Desportiva
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
30 Jogos Divertidos para Crianças!
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Circuitos Funcionais para Crianças: Guia Prático e Criativo para Professores e Instrutores
8 Planos de Aulas de Recreação

Comente: