O handebol foi definido como um jogo coletivo, sendo considera um esporte de fácil aprendizagem e manipulação no contexto escolar, um esporte que além de proporcionar um alto nível de desempenho motor, trabalha todos os movimentos básicos dos participantes.
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O handebol é entre os esportes coletivos o mais fácil e um dos que oferece maior conteúdo físico. O mais fácil porque não oferece dificuldade na execução dos movimentos básicos: correr, saltar e lançar; pela rapidez que é compreendido pelos principiantes; por que pode ser jogado de improviso despertando maior atenção entre as crianças, dado a facilidade em executar as mais variadas formas de lançamentos e jogadas.
O handebol é uma atividade simples e interessante sob o ponto de vista de ensino e aprendizagem, pois é um esporte dinâmico, que necessita de tomadas de decisões rápidas durante a dinâmica do jogo.”
O handebol escolar tem uma diferença do handebol rendimento, pois no âmbito escolar se tem outro objetivo, ou seja, na escola formam-se alunos que precisam ter o conhecimento da disciplina educação física que tem seus conteúdos básicos que são ginásticas, dança, lutas, capoeira, esportes e brincadeiras e jogos. Os fundamentos básicos do handebol são o passe, a recepção, o arremesso e o drible.
O passe é o método usado para passar a bola para seus companheiros, dando sequência ao jogo sem perder a posse de bola, já a recepção é a forma usada para receber a bola de seus companheiros.
A recepção é uma técnica importante durante a preparação da finalização e para manter a posse de bola também afirma que o passe, junto com a recepção, é considerado elemento fundamental na condução da bola, entre os companheiros e na preparação da finalização.
O arremesso é o ato realizado sempre com a intenção de acerta o gol. Esse fundamento é onde mais se utiliza força, pois, com isso dificulta a defesa do goleiro adversário.
E o drible, é o movimento de bater a bola contra o solo tentando passar pelos seus adversários. Sua utilização mais comum é nos contra-ataque cujo espaço é superior aos três passos. É necessário que o professor tenha conhecimento sobre a modalidade para trabalhar com seus alunos de forma correta.
Além disso, o professor deve ser criativo em relação à aplicação de suas aulas, para não tornar a prática de um esporte em algo chato para os alunos. É importante que o processo de implantação do Handebol na Educação Física Escolar aconteça da forma mais fácil, começando através de brincadeiras e fundamentos básicos da modalidade.
O processo de ensino-aprendizagem deve estar voltado para o conhecimento dos aspectos básicos e mais gerais da modalidade, buscando-se atividades concretas e muito próximas à realidade de um jogo. Não cabe na iniciação um detalhamento de regras e táticas muitas vezes ainda incompreensíveis e dificilmente executáveis pelas crianças.
A prática do handebol vem aumentando rapidamente pelo mundo, como forma de ensino nas escolas ela já vem sendo bem mais aceita e utilizada pelos professores, como já foi falado, além de ser facilmente praticada ela também ajuda no desenvolvimento integral do aluno
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