Curta e Siga em Rede Sociais

Pedagogia do Handebol





Handebol - História, Fundamentos, Regras, Técnicas e Movimentos Usados 

O handebol foi definido como um jogo coletivo, sendo considera um esporte de fácil aprendizagem e manipulação no contexto escolar, um esporte que além de proporcionar um alto nível de desempenho motor, trabalha todos os movimentos básicos dos participantes. 

Ebook grátis: Jogos pré-desportivos no Handebol 

GRÁTIS: Apostila + 2 aulas de Handebol na Escola

O  handebol é entre os esportes coletivos o mais fácil e um dos que oferece maior conteúdo físico. O mais fácil porque não oferece dificuldade na execução dos movimentos básicos: correr, saltar e lançar; pela rapidez que é compreendido pelos principiantes; por que pode ser jogado de improviso despertando maior atenção entre as crianças, dado a facilidade em executar as mais variadas formas de lançamentos e jogadas.

O  handebol é uma atividade simples e interessante sob o ponto de vista de ensino e aprendizagem, pois é um esporte dinâmico, que necessita de tomadas de decisões rápidas durante a dinâmica do jogo.”

O handebol escolar tem uma diferença do handebol rendimento, pois no âmbito escolar se tem outro objetivo, ou seja, na escola formam-se alunos que precisam ter o conhecimento da disciplina educação física que tem seus conteúdos básicos que são ginásticas, dança, lutas, capoeira, esportes e brincadeiras e jogos. Os fundamentos básicos do handebol são o passe, a recepção, o arremesso e o drible.

O passe é o método usado para passar a bola para seus companheiros, dando sequência ao jogo sem perder a posse de bola, já a recepção é a forma usada para receber a bola de seus companheiros. 

A recepção é uma técnica importante durante a preparação da finalização e para manter a posse de bola também afirma que o passe, junto com a recepção, é considerado elemento fundamental na condução da bola, entre os companheiros e na preparação da finalização. 

O arremesso é o ato realizado sempre com a intenção de acerta o gol. Esse fundamento é onde mais se utiliza força, pois, com isso dificulta a defesa do goleiro adversário. 

E o drible, é o movimento de bater a bola contra o solo tentando passar pelos seus adversários. Sua utilização mais comum é nos contra-ataque cujo espaço é superior aos três passos. É necessário que o professor tenha conhecimento sobre a modalidade para trabalhar com seus alunos de forma correta. 

Além disso, o professor deve ser criativo em relação à aplicação de suas aulas, para não tornar a prática de um esporte em algo chato para os alunos. É importante que o processo de implantação do Handebol na Educação Física Escolar aconteça da forma mais fácil, começando através de brincadeiras e fundamentos básicos da modalidade.

O processo de ensino-aprendizagem deve estar voltado para o conhecimento dos aspectos básicos e mais gerais da modalidade, buscando-se atividades concretas e muito próximas à realidade de um jogo. Não cabe na iniciação um detalhamento de regras e táticas muitas vezes ainda incompreensíveis e dificilmente executáveis pelas crianças. 

A prática do handebol vem aumentando rapidamente pelo mundo, como forma de ensino nas escolas ela já vem sendo bem mais aceita e utilizada pelos professores, como já foi falado, além de ser facilmente praticada ela também ajuda no desenvolvimento integral do aluno

Domine o Handebol Escolar mesmo que você nunca tenha lidado com esse esporte. Utilize o Handebol como ferramenta de ensino. Conheça esse ebook que tem bônus bem especiais.   Clique aqui e saiba mais! 


EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: