Na prática de Pilates, o aquecimento e o alongamento são realizados com o propósito de conscientizar o praticante das condições de seus músculos e articulações naquele momento, estimulando-o a identificar tensões e desequilíbrios, concentrar-se e assumir o controle de seu próprio corpo.
1. Pilback: Na posição de quatro apoios eleve o braço direito à frente na altura da cabeça e, simultaneamente, eleve a perna esquerda, alinhando-a na altura do quadril enquanto expira. Inspire retornando à posição de quatro apoios.
Veja a imagem
2. Spine stretch forward: (Alongamento região da coluna lombar): sentado, com as pernas estendidas e afastadas um pouco além da largura do quadril. Com a cabeça alinhada à coluna e braços estendidos à frente na altura dos ombros, inspire pelo nariz inclinando o tronco à frente e expire pela boca para retornar à posição inicial.
Veja a imagem
3. Leg pull back: (Elevação da perna para trás): sentado com as pernas estendidas e unidas, bumbum contraído, mãos apoiadas ao lado do corpo com os dedos voltados para a frente. Eleve o quadril, chute uma das pernas para o alto e volte. Repita com a outra perna mantendo o quadril elevado. Inspire quando elevar uma perna e expire na outra.
Veja a imagem
4. Teaser: deitado de barriga para cima com as pernas estendidas e unidas para o alto, tronco e bumbum contraídos e braços estendidos ao longo do corpo. Inspire pelo nariz, expire elevando o tronco e os braços como se os dedos das mãos quisessem alcançar os pés. Inspire e volte lentamente para a posição inicial expirando.
Veja a imagem
5. The hundred: deitado com a região lombar totalmente apoiada no solo e pernas flexionadas formando um ângulo de 90 graus, braços estendidos e apontando para o teto. Inspire profundamente pelo nariz enquanto eleva a parte alta do tronco do solo, estenda as pernas formando um ângulo de 45 graus com o chão e desça os braços ao longo do corpo (foto). Nessa posição, suba e desça os braços com movimentos curtos e vigorosos. Volte lentamente à posição inicial no solo.
6. Marmeid side bend: Sentada de lado com os joelhos semiflexionados, o pé da perna de cima (que está um pouco à frente) também apoiado no solo, bumbum contraído, cabeça no prolongamento da coluna, mão do braço de baixo apoiada no solo e o outro braço ao longo do corpo. Inspire profundamente pelo nariz, elevando ao mesmo tempo os quadris e o braço acima da cabeça. Volte lentamente expirando pela boca.
Uma vez dado o estimulo do método, é hora da avaliação do professor em cima da aula proposta. Avaliar o interesse, o desafio, a possivel continuação do tema são orientadores para que haja feddbac ideal para esse tipo de aula.
Boa sorte!
Imagens retiradas do Google Images
Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio