Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Vivenciar diversos tipos de saltos.
Desenvolver a noção espacial
Promover as capacidades de raciocínio e tempo de reação rápidos.
Promover o respeito as diferenças de habilidades.
Trabalhar em grupo
Desenvolver a noção espacial
Promover as capacidades de raciocínio e tempo de reação rápidos.
Promover o respeito as diferenças de habilidades.
Trabalhar em grupo
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos anteriores.
Estratégias e recursos da aula
Caro Professor, nas ilustrações abaixo apresentamos os tipos de saltos mais comuns. Essas posições serão trabalhadas e desenvolvidas na aula de uma forma forma lúdica.
O SALTO é conteúdo principal desta aula. Apresentamos algumas idéias de atividades de saltos encadeadas, com respaldo na Ginástica Artística (GA), no Salto em Distância (SD) e no Salto em Altura (SA).
Dica: diminua o tempo entre falar uma e outra posição para elevar o nível de dificuldade do jogo.
Usando as posições apresentadas e praticadas na atividade anterior, peça que todos os alunos se levantem e promova um jogo com a mesma dinâmica, porém, eles deverão começar em pé, saltar e executar a posição no ar e terminar em pé outra vez.
Dica: É importante ressaltar que TODOS os alunos devem passar pelo momento de pular a corda em seu trio.
Dica:
1 – Caso alguém caia no meio das cordas, o rio tem que ser diminuido, caso os integrantes do grupo caiam muito depois da corda, o rio tem que ser aumentado.
2 – Cabe ao professor ajudar os alunos a verificarem a distância máxima que o grupo pode ter.
FIg 1- SALTO CARPADO
Fig 2 - SALTO AFASTADO
Fig. 3 - SALTO GRUPADO
O SALTO é conteúdo principal desta aula. Apresentamos algumas idéias de atividades de saltos encadeadas, com respaldo na Ginástica Artística (GA), no Salto em Distância (SD) e no Salto em Altura (SA).
ATIVIDADE 1 - Jogo das Posições
Este jogo tem como objetivo ensinar as 4 posições básicas dos saltos mais simples provenientes da GA. Ele funciona na mesma dinâmica da brincadeira “morto ou vivo”, porém mais difícil, pois nos valemos de 4 posições diferentes. Peça para os alunos sentarem-se no chão da quadra, espalhados, de modo a não encostarem um no outro. O professor chamará qualquer uma das 4 posições básicas da GA para que os alunos executem, a saber: posição esticada – deitado, com o corpo totalmente esticado ( use a figura do palito de picolé para ilustrar o movimento), posição grupada – sentado, segurando os joelhos com as pernas dobradas, posição afastada – sentado com as pernas estendidas e afastadas umas das outras ao máximo e mãos nos pés, posição carpada – pernas unidas e estendidas e mãos nos pés. A medida que o aluno erre, ele se tornará um ajudante para verificar se os outros colegas estão fazendo a posição certa.Dica: diminua o tempo entre falar uma e outra posição para elevar o nível de dificuldade do jogo.
ATIVIDADE 2 - Trabalhando as Diferentes Posições
ATIVIDADE 3 - Pulando Corda
Peça aos alunos para se dividirem em trios. Cada trio receberá uma corda, onde 2 ‘baterão’ a corda para o terceiro aluno pular. Cada aluno deverá escolher a forma que pulará a corda antes de começar a fazê-lo. Peça para que cada aluno conte o máximo de vezes que conseguiu pular da forma escolhida. Estimule-os a realizarem o salto na corda utilizando algumas das posições apresentadas.Dica: É importante ressaltar que TODOS os alunos devem passar pelo momento de pular a corda em seu trio.
ATIVIDADE 4 - Brincando com as cordas
Peça para que os trios se juntem de 2 em 2 formando SEXTETOS. Cada sexteto terá duas cordas, com as quais simularão as margens de um “rio” pelo qual terão que pular sobre, de um lado para o outro. O importante nesta brincadeira é que o “rio” de cada sexteto tem que ter o tamanho máximo possível de modo que TODOS do grupo têm que conseguir pular pelo “rio” sem pisar nas cordas e chegando ao outro lado.Dica:
1 – Caso alguém caia no meio das cordas, o rio tem que ser diminuido, caso os integrantes do grupo caiam muito depois da corda, o rio tem que ser aumentado.
2 – Cabe ao professor ajudar os alunos a verificarem a distância máxima que o grupo pode ter.
FINALIZANDO A AULA
Caro Professor, reuna os alunos no centro da quadra e promova um debate sobre as atividades desenvolvidas. Questione-os em que atividade conseguiram desenvolver todas as posições e, quais as que tiveram maior dificuldade e porquê.Você não pode perder:
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