Curta e Siga em Rede Sociais

Idéias de plano de aula para Folclore






https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhcS4t8-_M4A1KqIX10Wc_1M8NZtT_XDBXqnuegV_A4sFhXwARMAPROG042jpJGI4qb3iGWzrOoeET78lsb3uB85rlfw2rDL1sJGqD-OcezPDTilVcv7gA-ol2sMV6Bn6TpV7Qk0M6ubk/s1600/100_0573.jpg

No meu ponto de vista o tema “folclore” deve ser desenvolvido durante duas semanas ou mais dependendo da quantidade de subtemas envolvidos. (Envolver todos os Eixos Temáticos e Conteúdos).

Segue abaixo um modelo para o jardim III, o qual pode ser adaptado as outras turmas respeitando o nível de desenvolvimento da criança.



Tema: Parlenda



Objetivo Geral:


  • Reconhecer a parlenda nas brincadeiras.



Objetivo Específico:


  • Conhecer algumas parlendas.
  • Estimular a imaginação da criança.
  • Valorizar o folclore brasileiro.
  • Reconhecer que além de cantar pode-se escreve-lá.




Eixos Temáticos e Conteúdos



Linguagem oral e escrita: 


  • Falar sobre o que é parlenda (conversação, história, música e leitura);
  • Mostrar algumas parlendas; 
  • Construir um mural com as parlendas (usar ilustrações e escrita para uma melhor associação da leitura por parte da criança) - (fazer leituras diárias destes);


Matemática: (orientação temporal, sequência e quantidade)


  • Calendário (dia, mês, ano e tempo);
  • Contagem oral (concreto): quantidade de alunos a partir do mural construído com a parlenda (sistema de numeração);
  • Contagem oral (concreto – fazer uso de fantoches, dedoches etc...): por meio de parlendas que contenham números (galinha do vizinho, indiozinhos dentre outros
  • Noções matemáticas simples envolvendo a leitura de parlendas no mural);
  • Brincadeiras (com as parlendas): (expressão oral, coordenação motora ampla, orientação temporal rítmica, discriminação visual e auditivo, esquema corporal); 


Artes Visuais: Desenhar, recortar, montar, colar, pintar e modelar (coordenação motora fina, orientação espacial, coordenação visomotora, observação)

      
Dica:


  • Desenhar as parlendas cantadas livremente com materiais diversos;
  • Dobradura com o tema da parlenda;
  • Pintar desenho com as características da parlenda e montar o mural (leituras);

Movimento: Expressão corporal através de parlendas cantadas e em versões musicais (coordenação motora ampla, orientação espacial, observação, dramatização, orientação temporal rítmica);



Natureza e Sociedade: (atenção, observação, discriminação visual).


  • a galinha do vizinho (como é a galinha, habitat, alimentação etc...;
  • indiozinho (onde existem indígenas, existem indígenas na cidade atualmente, a parlenda condiz com a realidade da maioria dos indígenas etc...);
  • um dois, feijão com arroz (falar dos alimentos, onde é encontrado, cores, texturas etc...);     Exemplos de outros subtemas sobre o Folclore (danças, músicas, trava-língua, o que é o que é, lendas dentre outros).

Você não pode perder:

EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio

Comente: