Educação Infantil
Descoberta dos movimentos fundamentais – fases: inicial, elementar e madura (Gallahue e Ozmun, 2001, p.100), desenvolver o maior número possível de vivências e variações procurando levar os alunos a perceberem as condições motoras;
Educação Fundamental (1a à 4a série)
Exploração dos movimentos fundamentais. Coloca-se como uma fase onde as vivências devem ser intensificadas e ampliadas em graus de complexidade. Nesta fase as combinações devem ser estimuladas e exploradas com o propósito de uma sólida fundamentação do âmbito motor básico.
Educação Fundamental (5a à 8a série)
Especialização dos movimentos fundamentais e adaptação aos modelos padronizados das manifestações culturais. A sólida estrutura organizada no período anterior deve permitir que os alunos consigam se adaptar com facilidade às exigências motoras das manifestações culturais lúdico/esportivas e ampliar esta adaptação construindo formas alternativas do âmbito motor. É o momento onde os alunos estarão estruturando modelos próprios para vencer os obstáculos motores, por isso se trata de uma fase de muitas experiências.
Ensino Médio
Aperfeiçoamento dos movimentos básicos e especializados. Neste período os alunos estarão dando a forma final e inovadora de como pretendem participar das manifestações culturais lúdico/esportivas. A estruturação motora atinge o ponto alto nesta fase e serve como elemento fundamental por toda a vida.
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