Educação Física no Ensino Fundamental I

A educação física escolar está na formação das crianças, principalmente enfatizando o quanto pode ser importante à motricidade para o desenvolvimento da inteligência, dos sentimentos e das relações sociais

As atividades a serem desenvolvidas nas séries iniciais no Ensino Fundamental são as seguintes: jogos, esportes, dança e Ginástica; e ainda coloca a autora os conteúdos que são trabalhados nesses eixos: Psicomotricidade, Percepção do corpo no espaço, Coordenação óculo-manual, Coordenação óculo-pedal, Orientação espacial, Organização espacial, Estruturação espaço-temporal, Esquema corporal. E ainda lembra as habilidades a serem desenvolvidas: Valências físicas (equilíbrio, força, velocidade, flexibilidade, coordenação, capacidade rítmica. E por último o aprimoramento das percepções (acuidade visual, acuidade auditiva, acuidade gustativa e olfativa e tato).

É saudável e divertido para as crianças no horário da Educação Física deixá-los um pouco livres, brincando no pátio, cada um de sua forma, uns com bolas, outros com cordas, uns com os outros correndo, saltando. As crianças devem ter seus momentos livres, pois criar suas próprias brincadeiras faz parte do processo. O professor também deve favorecer a brincadeira e não realizar um abandono pedagógico, não devemos abrir mão da mediação do adulto no processo educativo da criança. Ao contrário, é no contexto da brincadeira que precisamos aprender a realizar o nosso papel.

Cada faixa etária acima mencionada tem sua fase própria e importante no desenvolvimento, por isso cada uma delas deve ser respeitada, Cabe ao profº conhecer cada uma dessas fases e respeitar suas individualidades e o tempo de cada criança, e neste aspecto o profº de Ed. Física é o que melhor se encaixa nessa afirmativa, já que o mais preparado dos profºs no que diz respeito a psicomotricidade. As crianças da educação infantil e do ensino fundamental I estão em fase de formação, de busca de conteúdos. São nessas fases que acontecem a preparação para o mundo externo, para a alfabetização, para o aprendizado em geral, para o desenvolvimento motor, etc.

A Educação Física deve propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais, éticos e da sexualidade. A proposta é que os alunos sejam capazes de participar de atividades corporais, respeitar o próximo, repudiar a violência, adotar hábitos saudáveis de higiene e alimentação e ter espírito crítico em relação à imposição de padrões de saúde, beleza e estética.

Em tempos difíceis, onde o Professor de Educação Física Escolar, assim como muitos, teve que se reinventar em sua profissão, tenho uma dica para você, professor. Conheça o guia Jogos e Brincadeiras com Distanciamento , recebemos bastantes mensagens de Professores pedindo um material que o ajudasse a planejar suas aulas. São jogos e brincadeiras que realmente fossem aplicáveis em suas aulas a distância, com um preço convidativo. Clique aqui!