É comum confundir games com gamificação. Embora sejam parecidos, os dois termos têm suas peculiaridades.
A gamificação é uma metodologia que aplica dinâmicas, mecânicas e componentes dos jogos para motivar e engajar pessoas a realizar algo. Por exemplo: um professor elabora um programa de recompensas para os alunos que mais se dedicarem às atividades na aula, o qual é traduzido em pontos, medalhas, rankings, etc.
Já o uso de games na Educação é a seleção de um jogo eletrônico (chamado de game) que já possui suas regras, narrativas e estratégias para mobilizar um determinado conhecimento do estudante. Por exemplo, uma proposta é realizar atividades com objetivos educacionais no Minecraft, ou até mesmo uma batalha no aplicativo do jogo War.
A geração atual de alunos — conhecida como nativos digitais — utiliza a tecnologia como uma aliada em seu dia a dia, tendo facilidade em manusear as ferramentas e aprender novas habilidades. O uso dos games é ideal para engajar os estudantes. É mais atrativo, divertido e motivador.
É uma forma de os alunos resolverem problemas e desafios reais, ilustrados por personagens, ambientes fantásticos e aventuras, além de propor a resolução de algo por meio de um desafio, com recompensa ou pontuação.
Os games na Educação servem para incentivá-los a perceber que o erro é uma forma de aprendizagem. Afinal, é só tentar de novo! Assim, o aluno passa a ser protagonista do seu aprendizado em vez de apenas receber a informação.
É importante lembrar que equilíbrio é sempre necessário. Os games são excelentes ferramentas na Educação, porém é importante que o aluno não se sinta dependente deles o tempo todo. O vício em jogos é preocupante e é necessário ensinar aos estudantes a dosar o tempo que passam diante das telas.
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