Jiu-Jitsu no desenvolvimento infantil

A gente já sabe (ou deveria saber) que a prática de esportes é classificada como benéfica ao desenvolvimento das crianças. Mas, será que uma arte marcial marcada por brigas entre gangues e academias rivais, altamente vinculada à violência na década de 90 (e ao estereótipo dos 'pitboys'), seria capaz de trazer algo benéfico ao desenvolvimento infantil?

Muita gente considera o Jiu Jitsu é a luta mais eficaz do mundo, além de ser o pai do MMA. Mas esta arte japonesa, aperfeiçoada pelos brasileiros, vai muito além de uma técnica apurada e dominadora, é uma ótima escola de vida para qualquer criança. A abordagem e o desenvolvimento da criança dentro da arte marcial deve acontecer de uma maneira holística, ou seja, levando sempre em consideração o indivíduo como um ser completo, em todas as suas necessidades: biológicas, psicológicas/emocionais e sociais. A defesa pessoal acaba se tornando apenas um detalhe. No Jiu Jitsu, as crianças vão fazer amigos de tatame que vão durar muito tempo.

Portanto, a socialização vai ser desenvolvida com a prática desse esporte, ajudando no desenvolvimento infantil. O tatame é um ótimo lugar para sua criança conhecer novos amigos. é um lugar que se reúnem pessoas de diversos países e culturas, unidos por um objetivo em comum. As amizades feitas no treino costumas ser leais e duradouras.

Além do aspecto social, temos o aspecto físico que será desenvolvido. Uma criança que treina Jiu Jitsu vai melhorar naturalmente sua coordenação motora e consciência corporal. Isto vai ajudar na sua postura, caligrafia e cuidado nas atividades do dia a dia. Benefícios como o aumento do gasto calórico e a ajuda ao combate da obesidade infantil (crescente nesta geração e proveniente de maus hábitos alimentares somados ao desenvolvimento tecnológico na área de diversão – video games, seriados, youtube, etc), também pode ser considerado na esfera do desenvovimento de cada criança praticante desse esporte.

Outro aspecto que o Jiu Jitsu ajuda no desenvolvimento infantil é o combate ao bullying. Hoje em dia a segurança é preocupação de todos os pais. Uma criança que treina Jiu Jitsu vai poder se defender de um ataque de outro colega, e até seus irmãos menores do bulling. A artes marcial também ensina a criança sempre se defender na medida certa, nunca usando da covardia contra outra criança que não treina.

O Jiu Jitsu pode desenvolver uma criança a nível social, físico, psicológico e emocional e introduzir isso na escola pode ser bem benéfico.

Abaixo, deixo duas dicas de conteúdo para melhor estudo do Jiu Jitsu infantil:

Curso Metodologia em Jiu-Jitsu Infantil - Para o profissional, é importante ter uma qualificação em metodologia de Jiu-Jitsu infantil. Conheça essa qualificação, que tem um conteúdo muito bom. Clique aqui

E-book BJJ KIDS - E-book que mostra como conquistar escolas para o jiu-jitsu, encher e manter as turmas cheias. Clique aqui