Iniciação esportiva não deve se limitar ao ensino de gestos motores

Foi logo direto ao ponto logo no título do post, né?

Pois bem, uma pedagogia sedutora, com componentes lúdicos,permite que o processo de aprendizagem aconteça de forma mais fácil,pois o iniciante terá prazer em participar desse processo e assim aumentam as possibilidades de execução e compreensão ao jogo. O uso da ludicidade através de brincadeiras da cultura popular pode ser uma ferramenta enriquecedora no ensino dos esportes.

É fundamental a utilização de métodos que promovam a participação e a construção da autonomia dos alunos. No âmbito escolar, muitas vezes, os professores preocupam-se somente com o ensino do movimento e do gesto técnico das modalidades esportivas, sem permitir que os alunos analisem e compreendam o porquê da realização de tais movimentos. O ideal é que o professor possibilite aos seus alunos o direito de tomada de decisão. O ensino do esporte tem que estar vinculado com a autonomia do aluno e com a construção de cidadãos críticos.

Através do ensino do esporte é possível levantar questões sociais quanto ao respeito ao próximo e o reconhecimento das suas diferenças. É possível estabelecer uma abordagem ao respeito sobre as diferenças de habilidades, étnicas e de gênero, assim como promover a discussão de um ensino com qualidade para todos e a promoção de um convívio harmonioso entre os colegas.

O ensino do esporte não deve estar relacionado apenas com os aspectos técnicos e táticos das modalidades esportivas, mas também com a formação ampla dos alunos e que isso não acontece somente nas escolas(formal), mas também em programas esportivos voltados à iniciação esportiva(não formal). Independente do contexto, o esporte é educacional, ou seja, não é apenas o esporte desenvolvido nas escolas entre crianças e adolescentes que permite educar, mas também o esporte de participação ou até mesmo o esporte de alto rendimento.

É importante reconhecer o esporte como educação, pois o esporte,sendo um fenômeno social e cultural,torna-se uma ferramenta importante no processo educacional, o que sinaliza que não pode limitar-se apenas ao desenvolvimento das capacidades físicas, técnicas e táticas.

Cuidar do futuro talento é muito importante, mas cuidar da grande maioria, que não atingirá esse status, é obrigação. Como consequência, as crianças e os jovens serão cidadãos ativos, saudáveis e felizes. E, quem sabe, até grandes atletas.

Para finalizar, vou te indicar um ótimo material para otimizar treinamento para goleiros de Handebol. É o curso Treinamento para formação do Goleiro de Handebol explicativo e mais 25 vídeos de treinamentos específicos para formação do goleiro de handebol. Clique aqui e saiba mais!