Foi logo direto ao ponto logo no título do post, né?
Pois bem, uma pedagogia sedutora, com componentes lúdicos,permite que o processo de aprendizagem aconteça de forma mais fácil,pois o iniciante terá prazer em participar desse processo e assim aumentam as possibilidades de execução e compreensão ao jogo. O uso da ludicidade através de brincadeiras da cultura popular pode ser uma ferramenta enriquecedora no ensino dos esportes.
É fundamental a utilização de métodos que promovam a participação e a construção da autonomia dos alunos. No âmbito escolar, muitas vezes, os professores preocupam-se somente com o ensino do movimento e do gesto técnico das modalidades esportivas, sem permitir que os alunos analisem e compreendam o porquê da realização de tais movimentos. O ideal é que o professor possibilite aos seus alunos o direito de tomada de decisão. O ensino do esporte tem que estar vinculado com a autonomia do aluno e com a construção de cidadãos críticos.
Através do ensino do esporte é possível levantar questões sociais quanto ao respeito ao próximo e o reconhecimento das suas diferenças. É possível estabelecer uma abordagem ao respeito sobre as diferenças de habilidades, étnicas e de gênero, assim como promover a discussão de um ensino com qualidade para todos e a promoção de um convívio harmonioso entre os colegas.
O ensino do esporte não deve estar relacionado apenas com os aspectos técnicos e táticos das modalidades esportivas, mas também com a formação ampla dos alunos e que isso não acontece somente nas escolas(formal), mas também em programas esportivos voltados à iniciação esportiva(não formal). Independente do contexto, o esporte é educacional, ou seja, não é apenas o esporte desenvolvido nas escolas entre crianças e adolescentes que permite educar, mas também o esporte de participação ou até mesmo o esporte de alto rendimento.
É importante reconhecer o esporte como educação, pois o esporte,sendo um fenômeno social e cultural,torna-se uma ferramenta importante no processo educacional, o que sinaliza que não pode limitar-se apenas ao desenvolvimento das capacidades físicas, técnicas e táticas.
Cuidar do futuro talento é muito importante, mas cuidar da grande maioria, que não atingirá esse status, é obrigação. Como consequência, as crianças e os jovens serão cidadãos ativos, saudáveis e felizes. E, quem sabe, até grandes atletas.
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