Curta e Siga em Rede Sociais

Natação no desenvolvimento motor infantil







A natação é uma modalidade indicada para o desenvolvimento motor por ser um exercício considerado completo, que trabalha a musculatura, articulações, capacidade respiratória, noção de espaço e ritmo e estabilidade postural. Além de ser uma excelente alternativa para amenizar problemas respiratórios, favorecer o crescimento e estimular a socialização de quem o pratica.

Por esses motivos, as propriedades da água associadas aos diferentes movimentos natatórios podem enriquecer o repertório motor da criança.

Top 100 Natação - 100 atividades de Natação para aulas!

O desenvolvimento motor é dividido em quatro fases: reflexiva (do nascimento até 1 ano de idade), rudimentar (1 até aproximadamente 2 anos), fundamental (2 aos 7 anos de idade) e especializada (a partir dos 7 anos).

É importante que haja estímulo desde o nascimento, contudo, quando falamos em natação, especialistas recomendam esperar que a criança complete 6 meses para então introduzi-la nas aulas, diminuindo assim o risco de entrada de água no ouvido e de desenvolvimento de infecções. Além disso, a partir dessa idade a atividade pode ser praticada sem receio sob a orientação de um profissional.

A natação é um dos esportes mais praticados em todo o mundo. Além do condicionamento físico, a natação traz diversos benefícios para a saúde, possuindo adeptos de todas as idades. É sempre importante a criança aprender a se virar na água o mais cedo possível!

Para finalizar, indicarei um Curso Natação para Bebês - Estimulação Motora Aquática onde será abordado tudo sobre Natação para Bebês. Material didático contendo 01 E-book com mais de 70 páginas. Template de Avaliação. Músicas Cantadas (Letra, Ritmo e Aplicação). Certificação de 30 horas. Clique aqui e saiba mais!


EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: