Ao nascer, os movimentos do bebê são amplos e grosseiros. Com o crescimento e desenvolvimento motor e cognitivo, vão ganhando movimentos finos, como o movimento de pinça com o indicador e o polegar. Embora a maturação física tenha um papel decisivo nesta área do desenvolvimento, a estimulação tem o seu papel e importância. Aprendendo por imitação, e tentativa e erro, a criança vai dominando progressiva e confiantemente essas competências. A criança inicia com movimentos simples, evoluindo para novas aquisições, sendo modificadas, elaboradas e adaptadas para padrões e habilidades de movimentos grosseiros até os mais finos.
Brincar, brincar e brincar e em muitos espaços diferentes! Com brinquedos ou outros objetos, no quarto ou no exterior, brincar é a melhor maneira de estimular o corpo como um todo.
Os primeiros anos de vida são extremamente importantes para o desenvolvimento da capacidade motora, sendo que os vínculos mais significativos, os principais cuidados e estímulos necessários ao crescimento e desenvolvimento, são fornecidos pela família. O ambiente da casa familiar proporciona às crianças uma estimulação precoce e regular essencial na modelação do seu desenvolvimento. Consequentemente, a estimulação por meio da disponibilidade de objetos, livros, jogos e brinquedos dentro de casa são indicadores críticos para a qualidade do ambiente.
O fator ambiental é muito importante, seja pelo aspecto fisico (estrutural), seja pelas atividades desenvolvidas. O ambiente em que a criança vive traz um fator importante no seu desenvolvimento, por isso deve ser rico em estímulos propiciando a exploração e interação em cada etapa motora. Juntamente com a organização estrutural do ambiente físico, é necessária a presença de indivíduos que promovam e auxiliem no processo de desenvolvimento.
O processo de desenvolvimento motor apropriado está associado às experiências vivenciadas pela criança em um ambiente rico em incentivos e desafios.
Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio