Como ensinar o Futsal nas séries iniciais na Escola?

As habilidades básicas, que qualquer pessoa exerce para quaisquer situações, combinam-se de forma muito particular para atender os objetivos do Futsal. Assim, combinadas, elas ganham denominações que designam os gestos do Futsal. São bastante evidentes as semelhanças entre essas habilidades específicas do Futebol e outras habilidades específicas de outros esportes.

Com o passar dos anos o futsal tornou-se assim como o futebol uma paixão nacional, além de ser frequentemente praticado nas aulas de educação física.

O profissional de educação física para introduzir futsal é baseado em métodos e normas e tentar aplicá-la de forma transparente. Os principais métodos para ensinar na escola são o método parcial ou analítica complexa do mundo (que envolve o ensino de peças móveis para se juntar a eles posteriormente) método, ou (está ensinando a fundação apresentar o todo pode ser na forma de jogo) e o método misto (este método é o tempo de métodos parciais e globais). Todos os métodos têm seus pontos fortes e fracos, o professor deve analisar e usar o método mais apropriado para cada situação

As aulas de educação física escolar devem incluir o maior número possível de alunos para vivenciar, experimentar e socializar. Para muitas crianças e adolescentes é o único momento em que elas praticam alguma atividade física. Propomos a utilização dos jogos condicionados, onde os princípios dos jogos regulam as atividades, com objetivo de desenvolver situações especificas de jogo, onde criam-se jogos e regras com a finalidade de repetir situações especificas, fazendo com que o aluno execute e aprenda o objetivo proposto e ao mesmo tempo pratique o jogo de futsal e seus componentes.

A prática do futsal nas séries iniciais é as atividades lúdicas vem chamando a atenção para o aluno a praticar o jogo, apesar de não deixar suas brincadeiras de lado. É uma maneira prática para passar o jogo de futebol, aprendendo brincando.

Saiba mais sobre Treinamento de Futsal com o Ebook Futsal - Da Formação ao Alto Rendimento - Métodos e Processos do Treinamento