Ao longo das atividades físicas a criança vive uma motricidade total, ao por em jogo todos os seus componentes: Motores, Afetivos e Cognitivos. Sendo que estas informações provêm de uma infinidade de estímulos como: O seu próprio corpo ; o meio ambiente e os objetos utilizados.
O voleibol caracteriza-se pela presença constante de movimentações, onde as ações rápidas e as manifestações ocorrem sem permitir intervalos para recuperação.
Ele se manifesta com uma série de movimentos complexos e todos solicitados de forma rápida, portanto trata-se de um esporte o qual necessita aperfeiçoar as várias capacidades físicas de forma satisfatória.
O profissional de Educação Física que trabalha com a faixa etária - idade escolar precoce (6/7 até 10) deverá ter como objetivos gerais propiciar a maior quantidade possível de vivências motoras, aumentando assim, o repertório motor dessas crianças que estão em ampla formação.
As situações lúdicas que as atividades recreativas favorecem, o real e a fantasia que os alunos vivenciam são contextos bastantes favoráveis para o processo de construção, permitem o exercício de infinitos movimentos espontâneos
Os professores de Educação Física podem contribuir de forma marcante para o processo de desenvolvimento,, assegurando que as crianças sejam encorajadas a participar em atividades apropriadas a seu desenvolvimento neuromotor. È através dos comandos do professor que a criança se estrutura tornando mais capacitado, pois este deve oferecer experiências que pode ir de encontro com suas necessidades
O estimulação da velocidade na infância apresenta uma forma peculiar, e irá mais a frente otimizar o treinamento do voleibol, à vista que, os atletas de voleibol necessitam muito dessa capacidade. Podemos observar isso ressaltando uma situação em que o atletas não tem a velocidade de decisão, podendo atrapalhar a tática do jogo, pois no momento de se dar uma manchete fica em dúvida entre esta e o toque. É preciso decidir sobre a formação de um objetivo e a decisão para levar a efeito plenamente determinadas ações.
Nesse período de gradientes máximos de aumento das capacidades de velocidade, que é a idade escolar precoce, um papel importante cabe não somente às condições favoráveis que os processos nervosos oferecem para a mobilidade,, mas ainda às condições de alavanca; é preciso então levar em conta o desenvolvimento geral dos fatores físicos da "performance", recorrendo mais a exercícios que empreguem velocidade.
Destacando que o estimulação para essa idade se dá de forma lúdica, é indicado atividades que a criança está habituada a executar, o brincar propriamente dito, para que ela desenvolva essa valência de forma prazerosa.
Considerando a necessidade acentuada de movimento, a necessidade de mudar frequentemente de atividade lúdica e os dados fisiológicos da criança, os meios de estimulação devem ser adaptados a ela em quantidade e em qualidade.
É preciso também tomar cuidado em escolher bem a distância percorrida e o número de repetições: as distâncias devem ser curtas e percorridas em condições constantemente variáveis.
Os meios de estimulação à escolha são os seguintes:
- Todos os tipos de repetição de corrida
- Todos os jogos de perseguição e de captura.
- Todos os gêneros de revezamento pendulares, ir e voltar, em pista circular e á americana
- Jogos de reação e partida.
- Todas as variedades de queimada.
- Corrida de perseguição.
- Ação de saltitar de um tapete para o outro (com instrução de força de explosão).
- Jogos de mudança de lugar (quatro cantinhos).
- Situações de treino do mini-voleibol que, progressivamente concentrem-se num refinamento maior da capacidade, logicamente numa perspectiva lúdica.
As atividades citadas acima não pretendem ser exaustiva. Seu objetivo é demonstrar as possibilidades de um método de instrução variável da velocidade (e as capacidades que a condicionam), que venham mais tarde contribuir para um desempenho satisfatório da criança no desporto voleibol.
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