Curta e Siga em Rede Sociais

O jogo na Educação Física Escolar para Ensino Fundamental e Médio (com atividades!)








O jogo, visto como brinquedo e como criatividade, tem mais espaço para ser entendido como forma de educação, também na medida em que busca melhorar as capacidades inventivas e conduz à convivência harmoniosa. Em suma, brincar é educar por meio da criação e da convivência.

Observa-se o desenvolvimento do aluno no caráter dos seus jogos, que evoluem desde aqueles onde as regras encontram-se ocultas numa situação imaginária até os jogos onde as regras são cada vez mais explicitas, e a situação imaginária é oculta.

 Um jogo de duas equipes, por exemplo, "bola queimada", sugere a situação imaginária de uma guerra onde uma equipe "extermina" a outra com "tiros" de bola. O imaginário da "guerra" vai sendo apagado através das regras, cada vez mais complexas, às quais os jogadores devem prestar o máximo de atenção. Nesse sentido é conveniente promover junto aos alunos discussões sobre as situações de violência que o jogo cria e as consequentes regras para seu controle. Dessa forma, os alunos poderão perceber que um jogo como a "bola queimada" é discriminatório, visto que os mais fracos são eliminados mais rapidamente, perdendo a chance de jogar. Isso não significa não jogar "bola queimada", senão mudar suas regras para impedir o domínio da competição sobre o lúdico.

Quanto mais rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tomando o jogo tenso. Todavia, é fundamental o desenvolvimento das regras na escola, porque isso permite à criança a percepção da passagem do jogo para o trabalho.

Veja agora exemplos de jogos e brincadeiras que podem ser aplicados na Educação Física Escolar:

PEGOBOL

É uma variação do pega-pega, sendo que neste haverão vários pegadores e uma bola entre eles, só poderão pegar os demais quando estiverem em posse de bola(será usada uma bola, e com o decorrer da atividade e provável desenvolvimento dos alunos, aumentar o n° de bolas).

PEGACOR

Dividir os alunos em dois grandes grupos, dispostos de costas uma para a outra,  determinar uma cor a cada equipe. Quando o professor chamar uma cor, esta terá de pegar a outra antes que esta chegue ou toque na mancha.

JUNTA RÁPIDO

Os alunos permanecem andando ou correndo pelo espaço disponível (quadra, pátio ou etc), e ao comando do professor indicando o n° de pessoas que devem se agrupar rapidamente, quem ficar sem grupo fará algo pré-determinado.VARIAÇÃO: Pedirá para juntar grupos que gostem de determinada cor, comida, música, desenho animado, novela, brincar, estudar, dançar e etc.

A ÁGUIA E OS PINTINHOS

Alunos divididos em coluna por um, com as mãos sobre os ombros do colega da frente. O primeiro aluno será a galinha e os outros, os pintinhos. O professor escolhe um outro aluno para ser a águia, que corre livremente. Ao seu comando, a águia tenta pegar o último pintinho, que está no final da coluna, porém é impedido pela galinha e seus pintinhos que, sem desfazerem a coluna, ajudam na segurança.

JOGO DO PENETRA

A turma foi dividida em dois grupos, devendo cada grupo estar de mãos dadas sobre a linha central da área de jogo e de costas, tendo à frente de cada grupo um aluno. Este, ao ouvir a palavra bloqueio, tentará chegar do lado da área pertencente ao seu grupo.

QUERO VER QUEM PEGA

Dispor os alunos na quadra, pátio ou local preferencialmente amplo e que tenha diferentes objetos de diferentes cores, tamanhos e etc. O comandante deve ser a principio o professor, que ira mencionar: Quero ver quem pega, (batendo palmas 3 vezes intervalado), o fará três vezes e na ultima não bate palmas, mas Dara um comando, como por exemplo: Quero ver quem pega num objeto redondo, numa coisa vermelha, em alguém que esta de relógio, num colega que o nome inicie com a letra C, quem pega o professor. O bom desta atividade e que estimula criança a identificar os diferentes objetos que estão ao seu redor, alem de ser bastante requisitada para ser desenvolvida nas praticas pelos alunos.

Quer mais atividades?  Veja essa DICA BOA!

Você irá encontrar neste e-book jogos coletivos para trabalhar diferentes modalidades esportivas; possui uma grande variação de atividades lúdicas, assim como variações de pega-pega, queimada, jogos com e sem bola, atividades cooperativas, entre outras. Clique aqui e saiba mais
!

EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: