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O jogo na Educação Física Escolar para Ensino Fundamental e Médio (com atividades!)








O jogo, visto como brinquedo e como criatividade, tem mais espaço para ser entendido como forma de educação, também na medida em que busca melhorar as capacidades inventivas e conduz à convivência harmoniosa. Em suma, brincar é educar por meio da criação e da convivência.

Observa-se o desenvolvimento do aluno no caráter dos seus jogos, que evoluem desde aqueles onde as regras encontram-se ocultas numa situação imaginária até os jogos onde as regras são cada vez mais explicitas, e a situação imaginária é oculta.

 Um jogo de duas equipes, por exemplo, "bola queimada", sugere a situação imaginária de uma guerra onde uma equipe "extermina" a outra com "tiros" de bola. O imaginário da "guerra" vai sendo apagado através das regras, cada vez mais complexas, às quais os jogadores devem prestar o máximo de atenção. Nesse sentido é conveniente promover junto aos alunos discussões sobre as situações de violência que o jogo cria e as consequentes regras para seu controle. Dessa forma, os alunos poderão perceber que um jogo como a "bola queimada" é discriminatório, visto que os mais fracos são eliminados mais rapidamente, perdendo a chance de jogar. Isso não significa não jogar "bola queimada", senão mudar suas regras para impedir o domínio da competição sobre o lúdico.

Quanto mais rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tomando o jogo tenso. Todavia, é fundamental o desenvolvimento das regras na escola, porque isso permite à criança a percepção da passagem do jogo para o trabalho.

Veja agora exemplos de jogos e brincadeiras que podem ser aplicados na Educação Física Escolar:

PEGOBOL

É uma variação do pega-pega, sendo que neste haverão vários pegadores e uma bola entre eles, só poderão pegar os demais quando estiverem em posse de bola(será usada uma bola, e com o decorrer da atividade e provável desenvolvimento dos alunos, aumentar o n° de bolas).

PEGACOR

Dividir os alunos em dois grandes grupos, dispostos de costas uma para a outra,  determinar uma cor a cada equipe. Quando o professor chamar uma cor, esta terá de pegar a outra antes que esta chegue ou toque na mancha.

JUNTA RÁPIDO

Os alunos permanecem andando ou correndo pelo espaço disponível (quadra, pátio ou etc), e ao comando do professor indicando o n° de pessoas que devem se agrupar rapidamente, quem ficar sem grupo fará algo pré-determinado.VARIAÇÃO: Pedirá para juntar grupos que gostem de determinada cor, comida, música, desenho animado, novela, brincar, estudar, dançar e etc.

A ÁGUIA E OS PINTINHOS

Alunos divididos em coluna por um, com as mãos sobre os ombros do colega da frente. O primeiro aluno será a galinha e os outros, os pintinhos. O professor escolhe um outro aluno para ser a águia, que corre livremente. Ao seu comando, a águia tenta pegar o último pintinho, que está no final da coluna, porém é impedido pela galinha e seus pintinhos que, sem desfazerem a coluna, ajudam na segurança.

JOGO DO PENETRA

A turma foi dividida em dois grupos, devendo cada grupo estar de mãos dadas sobre a linha central da área de jogo e de costas, tendo à frente de cada grupo um aluno. Este, ao ouvir a palavra bloqueio, tentará chegar do lado da área pertencente ao seu grupo.

QUERO VER QUEM PEGA

Dispor os alunos na quadra, pátio ou local preferencialmente amplo e que tenha diferentes objetos de diferentes cores, tamanhos e etc. O comandante deve ser a principio o professor, que ira mencionar: Quero ver quem pega, (batendo palmas 3 vezes intervalado), o fará três vezes e na ultima não bate palmas, mas Dara um comando, como por exemplo: Quero ver quem pega num objeto redondo, numa coisa vermelha, em alguém que esta de relógio, num colega que o nome inicie com a letra C, quem pega o professor. O bom desta atividade e que estimula criança a identificar os diferentes objetos que estão ao seu redor, alem de ser bastante requisitada para ser desenvolvida nas praticas pelos alunos.

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