A importância de brincadeiras baseadas no Futebol

Futebol na Escola é uma boa?

Sim! A  riqueza contida no ensino do Futebol não se baseia apenas no desenvolvimento dos elementos técnicos-táticos e das habilidades motoras do indivíduo, como a coordenação motora, lateralidade, agilidade, velocidade de reação, etc., mas também no conhecimento dos códigos e significados que a sociedade lhe imprimiu, caracterizando-o como fenômeno social, em que se deve questionar suas normas, suas condições de adaptação à realidade social e cultural da comunidade que o pratica, cria e recria, além do resgate de valores que privilegiam o coletivo sobre o individual, a solidariedade, o respeito humano, construindo continuadamente a criticidade e autonomia nos alunos.

As aulas de Educação Física não pode se transformar num treino de habilidades no futebol, como muitos alunos querem. O futebol deve ser ensinado a "todos",  de modo que aqueles que já sabem jogar futebol devem ser orientados para aprender a jogar melhor; aqueles que sabem muito pouco ou nada de futebol devem receber toda a atenção até que aprendam, no mínimo, o suficiente.

Além do jogo propriamente dito, que muitos jogam no recreio ou na rua mesmo, há uma série de  jogos populares que utilizam o futebol e que podem ser usados nas aulas de Educação Física como o Gol a gol, Um toque, Bobinho, Toquinho, Artilheiro, Artilheirinho, Golzinho de praia), muitos pesquisados com seus pais e parentes, resgatando a cultura popular das ruas e praças em que o Futebol motivava o descanso e a folga de muitos.

Destacar a importância das brincadeiras de rua junto com o futebol pode ser o ponto de partida par o uso do esporte na escola, aproveitando toda a peagogia que esse esporte pode apresentar.

Antes de acabar esse post, para o professor que quer trabalhar com atividades de Futebol na escola precisa conhecer o TOP 100 Futebol Escolar.
Esse guia traz 100 atividades de futebol, com vários fundamentos e brincadeiras além de bônus específicos.

Use o futebol na escola!