Objetivos do ensino do Handebol em cada faixa etária

Festival infantil de handebol em comemoração aos 10 anos de Liham | Dois  minutos

O handebol é um desporto rico em movimentos, reunindo três básicos: correr, saltar e lançar.

Tem como característica principal: a velocidade e a combinação de gestos motores.

A criança terá facilidade em jogar handebol quando dominar com naturalidade os movimentos básicos: deslocamentos, manejo de bola e domínio do corpo.

Para iniciar a criança no handebol é preciso começar pelos fundamentos mais simples, baseando-se neles, para ajudar no amadurecimento do corpo.

Os exercícios devem ser aplicados progressivamente.

Após os movimentos fundamentais e os exercícios combinados, deve-se aplicar um método planejado ou idealizado, aperfeiçoando as formas básicas como: correr, saltar, arremessar.

Os objetivos de desenvolvimento motor devem ser observado nas diferentes faixas etárias:
5-6 anos:

Expressar naturalmente os movimentos, utilizando o próprio corpo, materiais, objetos, coisas da natureza, fazer imitações.

7-8 anos:

Desenvolver as qualidades físicas e técnicas, coordenação geral e agilidade.

9-10 anos:

Praticar as formas dinâmicas de movimentação, deslocamentos, mudanças de direção, ritmos, giros, saltos com e sem aparelhos.

Executar manejo natural, do pés, com as mãos, com bolas e outros materiais.

Utilizar corretamente os fundamentos, em função do deslocamento em quadra, dos colegas e do adversário, em situações de jogo.

11-12 anos:

Praticar de forma natural e correta dos movimentos, gestos e deslocamentos individuais e em grupos, com e sem materiais.

Aplicar com destreza de gestos, movimentos e deslocamentos nas atividades desportivas.

13-14 anos:

Movimentar-se e localizar-se em espaços adequados em relação a bola, ao parceiro, ao adversário, e ao objetivo, nas situações de jogos e atividades esportivas individuais.

Aplicar coletivamente a técnica com proveito tático nos jogos.

15-17 anos:

Localizar-se em espaços adequados taticamente nos jogos coletivos.

Aplicar os fundamentos segundo técnica e tática apuradas, ao nível dos praticantes nas atividades esportivas.

Ajustar o físico e o tático, frente a situações criadas em aula, nas atividades e pelo professor.

Dica boa:

Domine o Handebol Escolar mesmo que você nunca tenha lidado com esse esporte. Utilize o Handebol como ferramenta de ensino. Conheça esse ebook que tem bônus bem especiais.   Clique aqui e saiba mais!