Importância do Atletismo na Educação Física Escolar

O atletismo é o esporte mais importante que você vai ensinar ao seu aluno na Educação Fisica. Simplesmente porque ele é o que chamamos de esporte-base. É dos movimentos dele que saíram todos os outros movimentos para o desenvolvimento de todos os outros esportes.

O atletismo possui características e qualidades de suma importância para o desenvolvimento da criança, pois este pode testar as mais diversas capacidades motoras do homem tanto em provas individuais quanto em provas coletivas, desta forma, desenvolvendo e aprimorando habilidades motoras essenciais e necessárias para a prática das mais diversas modalidades esportivas.

O desenvolvimento motor é um processo continuo e demorado, que se apresenta no comportamento motor do indivíduo. Este processo de desenvolvimento e alterações motoras ocorre durante todo o ciclo da vida do ser humano, e é mais acentuado nos primeiros anos de vida do indivíduo.

O atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de fundamental importância, pois as capacidades e habilidades motoras por ele exploradas servem de auxilio e de base para o aprimoramento e a execução de movimentos que serão utilizados em outras modalidades esportivas. Ainda, esta inclusão da pratica do atletismo no ambiente escolar, tem uma importância decisiva para a formação de crianças e jovens, na medida em que esta modalidade pode lhes proporcionar vivencias e experiências básicas, fundamentais para o seu desenvolvimento motor.

Sei que muita gente pode ignorar a importância do atletismo da escola. Particularmente, eu não lembro de, como aluna de Educação Física na escola, ter atividades específicas de Atletismo como time de Handebol por exemplo.  Se você tem essa dificuldade ou quer implantar um novo esporte no plano de curso da escola que você dá aula, você precisa conhecer as 100 atividades de Atletismo, que te dará conteúdo para fazer dezenas de planos de aulas com os mais diferentes objetivos. Clique aqui e conheça!

E não esqueça que as atividades lúdicas devem estar presentes em todas as atividades propostas pelos professores dentro da modalidade de atletismo, pois a ludicidade aliada à prática do atletismo tem grande importância e assume um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, com isso o professor não deve deixar de proporcionar sua prática dentro do ambiente escolar.

Boa sorte!