quarta-feira, 20 de maio de 2015

Educação física infantil: objetivos gerais e objetivos específicos




 
Educação física infantil


No início da educação infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança, pois isso as ajudará a adquirir e descobrir um mundo completamente novo. A educação física deve, assim, ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico, sem perder sua importância pedagógica. Principalmente, pelo fato de a criança manter vínculos familiares ainda muito fortes.

"Nessa fase, a criança é muito ativa e, por meio dos movimentos, experimenta suas possibilidades e seus limites motores. Por isso, a educação física deve trabalhar a criança em seus movimentos mais amplos, ajudando-a a compreender seu corpo, podendo adquirir a autoconfiança necessária à sua autonomia", afirma o professor Rodrigo William Ferreira,.

 

O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade da criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo. Dessa forma, a criança poderá ser capaz de realizar movimentos considerados fundamentais, como a manipulação, a locomoção, a estabilização, entre outros.

 

Objetivos gerais

 

Dizem respeito ao desenvolvimento da criança como um todo, não apenas no que se refere à atividade física, mas, desde aspectos do aprendizado na escola, até questões do convívio social. São eles:

 

  •   Obter desenvolvimento corporal harmônico (físico- mental);

  •   Adquirir controle corporal;

  •   Desenvolver a habilidade motora;

  •   Condicionar os sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência;

  •   Assumir a responsabilidade do seu próprio bem-estar;

  •   Desenvolver a habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão;

  •   Utilizar sadiamente as horas de lazer;

  •   Adquirir comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social;

  •   Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física.

 

Objetivos específicos

 

Aqui estão listados os objetivos que a educação física terá, especificamente, sobre aspectos ligados ao desenvolvimento físico da criança, influenciando, diretamente, os objetivos gerais. São eles:

 

Educação física

No início da educação infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança

Quanto ao esquema corporal

 

  •   Reconhecer as possibilidades sinestésicas do corpo, por meio de movimentos que o afetam, como uma totalidade;

  •   Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma de suas partes, por meio do movimento;

  •  Realizar movimentos independentes e interdependentes, como os diversos segmentos do corpo;

  •   Definir sua dominância lateral.

 

Quanto à orientação espaço-temporal

 

  •   Orientar-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão;

  •   Movimentar-se, discriminando diferentes momentos do tempo, seu curso regular e seu fracionamento;

  •   Identificar e efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias, no deslocamento do corpo e dos objetos.

 

Quanto às qualidades físicas

 

  •   Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral e seletiva;

  •   Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento, controlando sua postura;

  •   Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade;

  •   Adquirir controle progressivo dos movimentos que evidenciem os graus de tensão muscular.

 

Quanto à expressão corporal

 

  •   Representar, com movimentos corporais, elementos e objetivos do meio circundante;

  •   Reproduzir, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e de pessoas;

  •   Movimentar-se, adaptando-se a diferentes ritmos;

  •   Expressar-se, compondo a movimentação com um companheiro ou com o grupo;

  •   Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;

  •   Dramatizar, por meio do movimento, fatos, histórias e fantasias;

  •   Conhecer e executar formas de expressões tradicionais do nosso povo e de outros povos.

 

Quanto à recreação

 

  •   Participar de jogos e brinquedos cantados, dramatizações e mímicas;

  •   Cooperar nas atividades de grupos, aceitando diversos papéis;

  •   Utilizar, nos movimentos de lazer, habilidades motoras adquiridas;

  •   Desenvolver habilidade de modificar jogos e atividades para atender aos problemas surgidos, em relação ao espaço, material e tempo disponíveis.

 



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