No início da educação infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança, pois isso as ajudará a adquirir e descobrir um mundo completamente novo. A educação física deve, assim, ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico, sem perder sua importância pedagógica. Principalmente, pelo fato de a criança manter vínculos familiares ainda muito fortes.
"Nessa fase, a criança é muito ativa e, por meio dos movimentos, experimenta suas possibilidades e seus limites motores. Por isso, a educação física deve trabalhar a criança em seus movimentos mais amplos, ajudando-a a compreender seu corpo, podendo adquirir a autoconfiança necessária à sua autonomia", afirma o professor Rodrigo William Ferreira,.
O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade da criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo. Dessa forma, a criança poderá ser capaz de realizar movimentos considerados fundamentais, como a manipulação, a locomoção, a estabilização, entre outros.
Objetivos gerais
Dizem respeito ao desenvolvimento da criança como um todo, não apenas no que se refere à atividade física, mas, desde aspectos do aprendizado na escola, até questões do convívio social. São eles:
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Obter desenvolvimento corporal harmônico (físico- mental);
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Adquirir controle corporal;
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Desenvolver a habilidade motora;
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Condicionar os sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência;
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Assumir a responsabilidade do seu próprio bem-estar;
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Desenvolver a habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão;
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Utilizar sadiamente as horas de lazer;
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Adquirir comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social;
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Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física.
Objetivos específicos
Aqui estão listados os objetivos que a educação física terá, especificamente, sobre aspectos ligados ao desenvolvimento físico da criança, influenciando, diretamente, os objetivos gerais. São eles:
No início da educação infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança
Quanto ao esquema corporal
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Reconhecer as possibilidades sinestésicas do corpo, por meio de movimentos que o afetam, como uma totalidade;
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Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma de suas partes, por meio do movimento;
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Realizar movimentos independentes e interdependentes, como os diversos segmentos do corpo;
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Definir sua dominância lateral.
Quanto à orientação espaço-temporal
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Orientar-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão;
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Movimentar-se, discriminando diferentes momentos do tempo, seu curso regular e seu fracionamento;
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Identificar e efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias, no deslocamento do corpo e dos objetos.
Quanto às qualidades físicas
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Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral e seletiva;
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Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento, controlando sua postura;
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Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade;
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Adquirir controle progressivo dos movimentos que evidenciem os graus de tensão muscular.
Quanto à expressão corporal
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Representar, com movimentos corporais, elementos e objetivos do meio circundante;
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Reproduzir, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e de pessoas;
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Movimentar-se, adaptando-se a diferentes ritmos;
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Expressar-se, compondo a movimentação com um companheiro ou com o grupo;
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Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
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Dramatizar, por meio do movimento, fatos, histórias e fantasias;
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Conhecer e executar formas de expressões tradicionais do nosso povo e de outros povos.
Quanto à recreação
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Participar de jogos e brinquedos cantados, dramatizações e mímicas;
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Cooperar nas atividades de grupos, aceitando diversos papéis;
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Utilizar, nos movimentos de lazer, habilidades motoras adquiridas;
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Desenvolver habilidade de modificar jogos e atividades para atender aos problemas surgidos, em relação ao espaço, material e tempo disponíveis.
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