Como avaliar as habilidades motoras de um aluno








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Como avaliar as habilidades motoras de um aluno. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

http://img.youtube.com/vi/ZzRAPXFE0rY/0.jpg

O professor que trabalha com Educação Fisica Escolar tem que reconhecer o estágio se encontra o padrão de desenvolvimento motor da criança. Böhme, 1988, propõe a descrição e problemas de alguns padrões de movimento como: andar, correr, salto horizontal, arremessar, receber. A esses, serão também relacionados outros como: chutar, volear, aparar e driblar (descritos conforme GALLAHUE, 2001) pela importância que apresentam para a prática de esportes culturalmente identificados em nossa sociedade.

    Andar: ato de se transportar de um local para outro sempre com um pé no solo. A criança no estágio maduro apresenta:

  1. Balanço alternado dos braços;

  2. Limitação da área de apoio para equilíbrio;

  3. Andar alongado e relaxado;

  4. Calcanhar e dedos com contato bem definidos ao pisar o solo.

    Problemas mais freqüentes:

  1. Caminhar na ponta dos pés sobre os dedos;

  2. Andar com os dedos voltados para dentro;

  3. Andar com os dedos voltados para fora;

  4. Coordenação imperfeita e arrítmica de pernas e braços;

  5. Postura e alinhamentos corporais deficientes;

  6. Elevação vertical excessiva;

  7. Área de apoio para equilíbrio muito larga.

    Para a superação dos problemas acima citados é sugerido o fortalecimento das musculaturas envolvidas, exercícios de coordenação e equilíbrio dinâmico.

    Corrida: modo excessivo de andar. Caracteriza-se por haver momentos em que os dois pés perdem o contato com o solo (fase aérea da corrida).

    Estágio maduro:

  1. A dimensão da passada é maior possível;

  2. As passadas são rápidas;

  3. Fase aérea definida;

  4. Perna de impulsão estendida;

  5. Braços balançam em oposição às pernas;

  6. Antebraços flexionados.

    Problemas mais freqüentes:

  1. Oscilação de braços inibidos ou exagerados;

  2. Os braços ultrapassam a linha média do corpo;

  3. Posição imprópria do pé;

  4. Inclinação exagerada do tronco à frente;

  5. Torção de tronco;

  6. Ação sem ritmo;

  7. Base total do pé no solo.

    Os problemas encontrados devem ser corrigidos através dos elementos componentes da aptidão física relacionadas à saúde e desempenho necessários para o movimento da corrida, como por exemplo: coordenação dos membros superiores e inferiores, flexibilidade, velocidade, agilidade de membros inferiores; resistência geral e tempo de reação.


https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash2/v/t1.0-9/575316_253166838113383_1736816176_n.jpg?oh=c0c0449ab47c6a5489f156e470ff2f77&oe=5512B4E0&__gda__=1428149831_d1e18840ed1dfaecc6ed3c6c0918f23e

    Salto horizontal: movimento explosivo de pernas que se caracteriza por saltar o mais distante possível, retirando o apoio dos pés simultaneamente do solo.

    Estágio maduro:

  1. Os braços estendem-se para trás na fase preparatória;

  2. Tronco flexionado na fase preparatória;

  3. Durante o salto os braços oscilam para frente e para cima, auxiliando na impulsão;

  4. Extensão dos ângulos do quadril, joelho e tornozelo, durante o salto;

  5. Ênfase dada na distância horizontal;

  6. O peso do corpo é levado para frente e joelhos flexionam na aterrissagem.

    Problemas mais freqüentes:

  1. Uso impróprio dos braços;

  2. Torção do corpo;

  3. Inabilidade para impulsionar os pés simultaneamente;

  4. Fase preparatória deficiente

  5. Movimento restrito de pernas e braços;

  6. Falha na extensão do quadril, joelhos e tornozelos no salto;

  7. Falha no equilíbrio do corpo na aterrissagem.

    Retificação e aperfeiçoamento do salto devem ser simultâneos ao desenvolvimento de fatores de aptidão relacionados com o movimento. Portanto devem ser trabalhadas coordenações de tronco, membros superiores e inferiores, flexibilidade, força explosiva e reação de membros inferiores.

    Arremessar: corresponde a habilidade de a criança jogar ou lançar algo com a mão.

    Estágio maduro:

  1. O abraço de arremesso é levado para trás na preparação;

  2. Perna e braços opostos são colocados à frente do corpo na preparação;

  3. Cotovelo do braço de arremesso é elevado e estendido horizontalmente para frente, no arremesso;

  4. O tronco inicia a rotação do lado do braço de arremesso para o lado oposto;

  5. O braço de arremesso gira e termina o movimento estendido para baixo e para frente;

  6. O ombro de arremesso desliza para frente;

  7. Tornozelos, pernas, coluna e ombros fazem rotação durante o arremesso;

  8. O peso do corpo na fase de preparação esta sobre a perna de trás e depois do arremesso na perna da frente.

    A eficiência do movimento dependerá da correção do movimento, conjuntamente com o desenvolvimento dos fatores de aptidão física necessários, como: coordenação óculo/manual, equilíbrio, força e potência de membros inferiores.

    Receber: compreende o uso das mãos de aparar objetos arremessados.

    Estágio maduro:

  1. Não impedir a recepção da bola;

  2. Olhos acompanham o trajeto da bola até as mãos;

  3. Braços ao longo do corpo e antebraços flexionados a frente do corpo;

  4. Os braços absorvem o impacto da bola;

  5. Os polegares estão opostos um ao outro;

  6. Mãos seguram a bola simultaneamente;

  7. Os dedos seguram mais efetivamente.

    Problemas mais freqüentes;

  1. Não controlar o objeto;

  2. Não conseguir apanhar o objeto;

  3. Manter os dedos estendidos e direcionados ao objeto;

  4. Não conseguir posicionar as mãos a altura da trajetória da bola;

  5. Inabilidade para variar o padrão de recebimento para objetos de diferentes pesos e tamanhos;

  6. Aproximar as mãos mais cedo ou mais tarde ao receber o objeto.

    Chutar: ato de fornecer força a um objeto dando a mesma uma trajetória.

    Estágio maduro:

  1. Braços oscilam em oposição um ao outro;

  2. Tronco se inclina durante acompanhamento;

  3. Movimento da perna que chuta se inicia no quadril;

  4. Perna de apoio se inclina e flexiona durante o contato;

  5. Aumento da extensão da oscilação da perna;

  6. Pé de sustentação fica sobre os dedos ou deixa a superfície totalmente.

    Problemas mais freqüentes:

  1. Inclinação do tronco para trás restrita ou ausente;

  2. Falha ao dar o passo à frente com a perna oposta;

  3. Tendência a perder o equilíbrio;

  4. Inabilidade com qualquer dos pés;

  5. Inabilidade de alterar a velocidade da bola chutada;

  6. Oposição de braços e pernas insuficiente;

  7. Falha ao usar a força do corpo para auxilio a força do chute;

  8. Falha ao tocar a bola ou não conseguir;

  9. Falha em posicionar a uma distância adequada da bola.

    Volear: ato de tocar na bola, utilizando um padrão manual acima da cabeça.

    Estágio maduro:

  1. Colocar-se sob a bola;

  2. Contato com a ponta dos dedos;

  3. Punhos mantêm-se firmes e braços acompanham;

  4. Conjunção de forças e utilização de braços e pernas;

  5. Capacidade de controlar a direção e trajetória pretendida da bola.

    Problemas mais freqüentes:

  1. Dificuldade em manter os olhos na bola;

  2. Dificuldade de acompanhar a trajetória da bola e de adequar os movimentos do corpo;

  3. Dificuldade para manter os dedos e pulsos firmes;

  4. Falha em estender todas as articulações ao tocar a bola;

  5. Dificuldade para tocar a bola com ambas as mãos concomitantemente;

  6. Dar tapas na bola;

  7. Posição inadequada do corpo sob a bola.

    Drible: quicar a bola com uma das mãos.

    Estágio maduro:

  1. Pés com pequeno afastamento, e o oposto posicionado a frente;

  2. Leve inclinação do tronco à frente;

  3. Controle de bola até a altura da cintura;

  4. Bola empurrada em direção ao solo com acompanhamento de braços, pulsos e dedos;

  5. Acompanhamento visual desnecessário;

  6. Controle direcional do drible.

    Problemas mais freqüentes:

  1. Dar tapas na bola;

  2. Aplicar força desnecessária ao tocar na bola;

  3. Falha em visualizar e acompanhar a trajetória da bola;

  4. Dificuldade em quicar com ambas as mãos;

  5. Dificuldade em quicar a bola sem visualizá-la;

  6. Acompanhamento insuficiente da bola;

  7. Dificuldade em movimentar-se com a bola sob controle.

Habilidades motoras relacionadas ao esporte

    As habilidades motoras relacionadas ao esporte são etapas de aperfeiçoamento dos movimentos fundamentais (estendem-se dos 7 (sete anos) aos 14 (quatorze anos)), espera-se que as os padrões de movimento da criança encontrem-se na sua maioria no estágio maduro, momento em que as habilidades motoras são refinadas, combinadas e elaboradas. São dividas em três estágios por apresentarem uma seqüência de desenvolvimento:

  • Estagio geral ou transitório (7 a 10 anos) - período em que a criança inicia a combinar e aplicar as habilidades motoras fundamentais para o desempenho futuro das habilidades relacionadas ao esporte.
  • Estagio de habilidades motoras específicas (11 a 13 anos) – aumenta a atividade cognitiva, e o adolescente apresenta maior interesse em práticas mais complexas. Condiz ao período de iniciação esportiva, com regras e estratégias onde os jovens deveriam entrar em contato com um grande número de esportes.
  • Estágio das habilidades motoras especializadas (14 anos em diante) – período em que o jovem já deveria ter vivenciado todos os tipos de habilidades motoras, de modo geral e específicas, apresentando condição de escolher entre diversos tipos de esporte e atividades físicas existentes os que mais lhe motivam a prática esportiva prazerosa.



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Como avaliar as habilidades motoras de um aluno Como avaliar as habilidades motoras de um aluno Reviewed by Dani Souto EF on 08:40 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais