Papel do professor de Educação Física na motivação dos alunos

Educação Física é vista muitas vezes na escola como uma disciplina que serve apenas para prática de atividades lúdicas, recreação e práticas desportivas, mas não como uma disciplina que ensina a criança a conhecer o próprio corpo, ter bons hábitos de higiene e manter um corpo saudável. Uma criança ativa, provavelmente, será um adulto ativo e, conseqüentemente, uma pessoa livre de problemas cardiovasculares, entre outros.

Uma Educação Física motivadora, alegre, com a participação ativa de todos em diferentes situações de expressão, de relacionamento com outras pessoas, é por si só incentivadora do hábito da prática regular de atividades físicas. É importante o professor procurar reforçar o processo de conscientização dos valores de uma prática permanente da Educação Física, mostrando e debatendo as implicações que concernem aos enfoques físico, cognitivo, afetivo e sociocultural.

O aluno motiva-se quando o conhecimento transmitido pelo professor de Educação Física tem algum significado para ele, ou seja, o conteúdo satisfaz algumas de suas necessidades e esta em congruência com o objetivo que se pretende alcançar.

Portanto, é responsabilidade do professor de Educação Física proporcionar momentos de sucesso e prazer aos alunos, condições favoráveis ao desenvolvimento da amizade; desenvolver atividades recreativas, alterando, se possível, o local da prática, variando sempre as atividades e evitando atividades que enfatizem demasiadamente a vitória.