Modelo de Plano de Aula para Educação Fisica







O Plano de aula a seguir é um modelo possível, especificamente sobre o fundamento "condução" da bola. Está baseado em dados fictícios, seguindo um plano meramente didático do contexto geral de sala de aula.


PLANO DE AULA


Dados de Identificação

Nome da escola:
Localização:


Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno noções sobre a condução da bola e o consequente desenvolvimento de sua habilidade nesse fundamento esportivo.


Objetivos Específicos

- Identificar variadas formas de condução da bola;
- Utilizar o ferramental teórico-prático necessário ao desenvolvimento da habilidade na condução da bola;
- Aperfeiçoar o rendimento em quadra em razão do aprendizado da condução da bola;
- Adquirir maior controle na condução da bola.


Conteúdo

Futsal


Faixa Etária

A faixa etária da turma de alunos participantes vai dos 12 aos 14 anos.


Recursos

- quadra poliesportiva;
- bolas de basquete;
- bolas de Futsal;
- apito;
- cones plásticos pequenos;
- coletes indicativos coloridos;
- banco sueco.


Metodologia de ensino

O método empregado no desenvolvimento da aula será o “Método Transfert”, que propicia o trabalho em mais de uma modalidade esportiva na mesma atividade.
Segundo entendimento de Tenroller e Merino (2006) a respeito, temos:
Trata-se de um excelente método no sentido de estimular nos alunos a percepção de espaço, a inteligência para outros elementos presentes num contexto durante o jogo. (TENROLLER, Carlos Alberto; MERINO, Eduardo. Métodos e Planos Para o Ensino dos Esportes. Canoas: Ed. ULBRA, 2006, p. 34)


Condução da aula

O conteúdo trabalhado no período de aula será a “condução da bola” pelo aluno.
A aula será dividida em três partes distintas, que são:
* Parte inicial – Aquecimento:
- conversa inicial com o grupo de alunos, buscando integrá-los ao momento da prática esportiva e identificar eventuais situações incomuns ao convívio em grupo;
- exercícios de alongamento;
- exercícios de mobilidade/aquecimento articular;
- exercícios de elevação do batimento cardíaco;
- exercícios de deslocamento sem a condução da bola;
- exercícios de deslocamento com a condução da bola;
- exercícios de deslocamento em duplas com a condução da bola;
- atividade pré-desportiva: jogo de caçador.

* Parte principal – Desenvolvimento
- exercícios de condução da bola:
1. O aluno deve conduzir a bola e, ao ouvir o apito, parar imediatamente; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
2. O aluno deve conduzir a bola e, ao ouvir o apito, parar imediatamente; ao ouvir o apito novamente, continuar conduzindo a bola; ao ouvir o apito pela terceira vez, passar a bola a um colega; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
3. Em duplas, de mãos dadas, um dos alunos deverá conduzir a bola e, ao ouvirem o apito, parar imediatamente; ao ouvirem o apito novamente, o outro aluno passará a conduzir a bola; (variação: os alunos deverão executar os movimentos com ambos os pés)
4. Em trios, os alunos deverão conduzir a bola de futsal, trocando passes entre si com os pés e, ao mesmo tempo conduzirem a bola de basquete, “quicando-a” e trocando passes entre si com as mãos; (variação: os alunos deverão executar os movimentos de condução da bola de futsal com ambos os pés)
5. Circuito: O aluno deve conduzir a bola, circundando toda a extensão do “banco sueco” e a seguir trazer a bola até a lateral da quadra, onde estarão dispostos cones plásticos que deverá transpor em zigue-zague; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
6. Circuito: O aluno deve conduzir a bola, circundando toda a extensão do “banco sueco” e a seguir trazer a bola até a lateral da quadra, onde estará disposta uma fileira de alunos, que deverá transpor em zigue-zague; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
7. Jogo de Futsal, envolvendo o desenvolvimento e a correção de eventuais falhas nos aspectos técnico, tático e coletivo.

* Parte final – Volta à calma
- exercícios de alongamento;
- conversa final com o grupo de alunos, buscando reforçar elementos da prática esportiva e elementos positivos de ordem comportamental e ainda, identificar se os objetivos propostos foram alcançados;


Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma permanente, tendo-se em conta tanto sua atuação individual como coletiva, de acordo com critério que considerará sua efetiva participação, pontualidade, interesse e empenho em realizar as atividades solicitadas, além do respeito no trato com os colegas e o professor.
Nesse sentido, temos, em Tenroller e Merino (2006), que a avaliação:

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Modelo de Plano de Aula para Educação Fisica Modelo de Plano de Aula para Educação Fisica Reviewed by Dani Souto EF on 04:58 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais