O Plano de aula a seguir é um modelo possível, especificamente sobre o fundamento "condução" da bola. Está baseado em dados fictícios, seguindo um plano meramente didático do contexto geral de sala de aula.
PLANO DE AULA
Dados de Identificação
Nome da escola:
Localização:
Objetivo Geral
Proporcionar ao aluno noções sobre a condução da bola e o consequente desenvolvimento de sua habilidade nesse fundamento esportivo.
Objetivos Específicos
- Identificar variadas formas de condução da bola;
- Utilizar o ferramental teórico-prático necessário ao desenvolvimento da habilidade na condução da bola;
- Aperfeiçoar o rendimento em quadra em razão do aprendizado da condução da bola;
- Adquirir maior controle na condução da bola.
Conteúdo
Futsal
Faixa Etária
A faixa etária da turma de alunos participantes vai dos 12 aos 14 anos.
Recursos
- quadra poliesportiva;
- bolas de basquete;
- bolas de Futsal;
- apito;
- cones plásticos pequenos;
- coletes indicativos coloridos;
- banco sueco.
Metodologia de ensino
O método empregado no desenvolvimento da aula será o “Método Transfert”, que propicia o trabalho em mais de uma modalidade esportiva na mesma atividade.
Segundo entendimento de Tenroller e Merino (2006) a respeito, temos:
Trata-se de um excelente método no sentido de estimular nos alunos a percepção de espaço, a inteligência para outros elementos presentes num contexto durante o jogo. (TENROLLER, Carlos Alberto; MERINO, Eduardo. Métodos e Planos Para o Ensino dos Esportes. Canoas: Ed. ULBRA, 2006, p. 34)
Condução da aula
O conteúdo trabalhado no período de aula será a “condução da bola” pelo aluno.
A aula será dividida em três partes distintas, que são:
* Parte inicial – Aquecimento:
- conversa inicial com o grupo de alunos, buscando integrá-los ao momento da prática esportiva e identificar eventuais situações incomuns ao convívio em grupo;
- exercícios de alongamento;
- exercícios de mobilidade/aquecimento articular;
- exercícios de elevação do batimento cardíaco;
- exercícios de deslocamento sem a condução da bola;
- exercícios de deslocamento com a condução da bola;
- exercícios de deslocamento em duplas com a condução da bola;
- atividade pré-desportiva: jogo de caçador.
* Parte principal – Desenvolvimento
- exercícios de condução da bola:
1. O aluno deve conduzir a bola e, ao ouvir o apito, parar imediatamente; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
2. O aluno deve conduzir a bola e, ao ouvir o apito, parar imediatamente; ao ouvir o apito novamente, continuar conduzindo a bola; ao ouvir o apito pela terceira vez, passar a bola a um colega; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
3. Em duplas, de mãos dadas, um dos alunos deverá conduzir a bola e, ao ouvirem o apito, parar imediatamente; ao ouvirem o apito novamente, o outro aluno passará a conduzir a bola; (variação: os alunos deverão executar os movimentos com ambos os pés)
4. Em trios, os alunos deverão conduzir a bola de futsal, trocando passes entre si com os pés e, ao mesmo tempo conduzirem a bola de basquete, “quicando-a” e trocando passes entre si com as mãos; (variação: os alunos deverão executar os movimentos de condução da bola de futsal com ambos os pés)
5. Circuito: O aluno deve conduzir a bola, circundando toda a extensão do “banco sueco” e a seguir trazer a bola até a lateral da quadra, onde estarão dispostos cones plásticos que deverá transpor em zigue-zague; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
6. Circuito: O aluno deve conduzir a bola, circundando toda a extensão do “banco sueco” e a seguir trazer a bola até a lateral da quadra, onde estará disposta uma fileira de alunos, que deverá transpor em zigue-zague; (variação: o aluno deverá executar os movimentos com ambos os pés)
7. Jogo de Futsal, envolvendo o desenvolvimento e a correção de eventuais falhas nos aspectos técnico, tático e coletivo.
* Parte final – Volta à calma
- exercícios de alongamento;
- conversa final com o grupo de alunos, buscando reforçar elementos da prática esportiva e elementos positivos de ordem comportamental e ainda, identificar se os objetivos propostos foram alcançados;
Avaliação
Os alunos serão avaliados de forma permanente, tendo-se em conta tanto sua atuação individual como coletiva, de acordo com critério que considerará sua efetiva participação, pontualidade, interesse e empenho em realizar as atividades solicitadas, além do respeito no trato com os colegas e o professor.
Nesse sentido, temos, em Tenroller e Merino (2006), que a avaliação:
Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio