Curta e Siga em Rede Sociais

Os intervalos e o desempenho escolar das crianças





http://painel.posestacio.com.br/assets/uploads/81/file_5356c73301949.jpg

Em um artigo da revista Pediatrics, li sobre a importância dos recessos (intervalos) escolares e da nova política recomendada sobre o assunto pela Academia Americana de Pediatria. Tanto o recesso (intervalo) como a educação física nas escolas servem para promover um estilo de vida saudável e devem ser uma prática de pausa diária para crianças e adolescentes.

Recesso seguro e devidamente supervisionado por adultos oferece às crianças benefícios cognitivos, físicos, emocionais e sociais. Ele deve ser usado como um complemento para as aulas de educação física, não um substituto. Independente do lugar, o recesso deve e pode oferecer uma brincadeira ou atividade livre e não estruturada.

A AAP recomenda que o recesso não deve ser usado como castigo, pois ele serve como um componente fundamental do desenvolvimento e da interação social que os estudantes não podem receber em um ambiente escolar mais complexo.

O estudo concluiu que minimizar ou eliminar o recesso pode afetar negativamente o desempenho acadêmico e, com um recesso adequado, há evidências de melhora da saúde física, das habilidades sociais e do desenvolvimento cognitivo.

Acredito que as pausas semanais e as férias escolares devem ser usadas para o descanso e não para encher a agenda das crianças com milhões de atividades físicas, culturais, aulas, etc.
Por Dr. José Luiz Setúbal

EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: