O que é o Cabo de Guerra?

O Cabo de guerra, também chamado de jogos da corda, é uma atividade esportiva onde duas equipes competem entre si para ver qual delas possui a maior força puxando um cabo. A prática, muito comum em atividades recreativas infantis, fez parte dos Jogos Olímpicos de 1900 a 1920. Atualmente, existe a Federação Internacional de Cabo de Guerra (Tug of War International Federation, TWIF), responsável por organizar torneios e campeonatos oficiais.

Segundo as regras internacionais, são formados dois grupos compostos por 8 participantes cada um, os quais são alinhados ao longo de um cabo de 10 cm de diâmetro. Iniciada a disputa, vence o time que conseguir puxar o grupo adversário para depois da linha central. Outra forma de vencer a disputa é conseguir fazer o oponente cometer uma falta, como escorregar, por exemplo.