Curta e Siga em Rede Sociais

Amizades protegem criança contra estresse na escola, diz pesquisa






Uma criança que não tem amigos na escola fica mais sujeita ao estresse, segundo uma pesquisa holandesa. A análise química mostra que a exclusão pelos colegas é até mais estressante que o bullying.

A pesquisa publicada pela revista Child Development se baseou nos níveis de cortisol, um hormônio produzido nas situações de estresse.

Os pesquisadores analisaram cerca de cem crianças de quarta série -- 9 e 10 anos. Na entrevista, elas deram os nomes dos colegas mais atormentados por bullying ou brincadeiras e dos mais excluídos. Eles disseram também quem e quantos eram seus melhores amigos na turma e quais as qualidades desses.

Durante dois dias letivos consecutivos, foi medido o nível de cortisol na saliva das crianças, para determinar o estresse ao qual elas estavam submetidas. Os níveis mais altos foram encontrados nos meninos e meninas com menos amigos ou com amizades que eles mesmos classificaram como de baixa qualidade.

"Os resultados demonstram que, embora os amigos não consigam eliminar completamente o estresse da exclusão na escola, eles o reduzem", diz Marianne Riksen-Walraven, autora da pesquisa. "E o número e a qualidade as amizades podem servir de proteção contra a rejeição", conclui.


EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: