Paulo Freire completaria 90 anos hoje








Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Paulo Freire completaria 90 anos hoje. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!

Em 2011, no dia 19 de setembro, o educador Paulo Freire (1921-1997) completaria 90 anos. Durante todo o ano acontecem ações em comemorações a data, devido a importante contribuição de Paulo Freire para a educação no país e no mundo.

Nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), Paulo Reglus Neves Freire é considerado um dos mais importantes educadores do século XX. Aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Período em que conheceu a professora primária Elza Maia Costa Oliveira, com quem se casou em 1944 e teve 5 filhos.

Em 1947, Paulo Freire assumiu o cargo de Diretor do Setor de Educação do SESI do Recife – Serviço Social da Indústria, onde estudando as relações entre alunos, mestres e pais de alunos, conheceu a realidade dos trabalhadores e as particularidades da sua linguagem. Sua primeira experiência como professor universitário foi na Escola de Serviço Social, lecionando Filosofia da Educação. Doutorou-se em Filosofia e História da Educação em 1959, com a tese "Educação e Atualidade Brasileira".

No início dos anos 60 engajou-se nos movimentos de educação popular, entre eles o Movimento de Cultura Popular (MCP), a campanha "De Pé no Chão Também se Aprende a Ler" e a Campanha de Alfabetização de Angicos (alfabetização de 300 trabalhadores rurais em 45 dias), ambas no Rio Grande do Norte, e coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, do Governo Goulart.

Premiado e reconhecido internacionalmente, Paulo Freire dedicou-se às experiências no campo da educação de adultos e do processo de democratização do ensino, na construção de uma sociedade democrática, por meio do diálogo crítico, a fala e a convivência. Revelou ao mundo uma educação para além da sala de aula, da educação formal, capaz não só de ensinar conteúdos e comportamentos socialmente esperados e aceitos, mas também capaz de conscientizar a todos e a todas. Mais objetivamente pensou nos jovens e adultos trabalhadores, homens do campo e da cidade para abrir-lhes a possibilidade de enfrentarem a opressão e as injustiças.

O educador participou de fóruns e debates. Realizou milhares de palestras e conferências. Envolveu-se nos movimentos sociais progressistas, entre muitas outras atividades como militante e como intelectual. Recebeu prêmios, títulos e homenagens em todo o mundo, entre estas 39 títulos de Doutor Honoris Causa, dos quais 5 entregues à sua viúva. A partir de 2000, a sua viúva Ana Maria Araújo Freire, na qualidade de sucessora legal da obra de Paulo Freire, organizou seus textos inéditos, nomeou-os e publicou na "Série Paulo Freire".

Hoje o Instituto Paulo Freire (IPF) criado por sugestão do próprio Paulo Freire no dia 12 de abril de 1991, tem a missão de manter vivo e reinventar o seu legado. Tem o compromisso com a educação popular e o sonho da cidadania planetária. Educar para um outro mundo possível.

Podemos dizer que Paulo Freire nos deixou um legado de imensa contribuição para a educação, com reflexos em áreas como a filosofia, a arte, a física, a matemática, a geografia, a história, a literatura, entre outras.

Até hoje continua sendo a grande referência de uma educação como prática da liberdade. Nos ensinou que aprender e ensinar são atos inseparáveis, que a história é possibilidade, não fatalidade. O que ele escreveu faz parte inseparável da vida de toda uma geração que aprendeu a sonhar com ele sonhos possíveis.

Comunicação
Instituto Paulo Freire
imprensa@paulofreire.org

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Paulo Freire completaria 90 anos hoje Paulo Freire completaria 90 anos hoje Reviewed by Dani Souto EF on 07:47 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais