Curta e Siga em Rede Sociais

Características do Jogo Cooperativo





http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2011/05/1265.jpg

Características

A ideia básica desse tipo de jogo é a união de todos os participantes contra um inimigo comum - o próprio tabuleiro -, que pode ser representado por um personagem do jogo. Geralmente, ele possui caráter simbólico – por exemplo, a missão de um grupo de príncipes de evitar que uma princesa seja capturada por uma bruxa malvada.


Origem

Remontam às atividades tribais e aos rituais mágicos de diversas sociedades antigas para combater um inimigo comum real (como a chuva) ou imaginário (como duendes).


Por que propor

Para os pequenos refletirem sobre a importância de coordenar ações em conjunto e compreenderem regras estruturadas.


Como enriquecer o brincar

■ Ponha em debate, logo depois da partida, as decisões tomadas a respeito das jogadas executadas pelo grupo.

O erro mais comum
Oferecer só jogos cooperativos. A ideia de que competir é ruim não se sustenta. A importância de ofertar a modalidade está na diversidade de regras com que as crianças entrarão em contato.
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: