Dois exemplos de exercícios para aulas de basquete na escola

Jogo do passe - Basquete

OBJETIVO: - Vivenciar o fundamento do passe e a integração entre meninos e meninas
MATERIAIS: bola de basquete
DURAÇÃO: 40 minutos
FAIXA ETÁRIA: acima dos 12 anos
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Vivenciar o fundamento do passe por meio do jogo recreativo:
- Dividir a turma em quatro equipes, ficarão duas equipes em cada lado da quadra. O objetivo do jogo é fazer a cesta porém o jogador que estiver com a posse de bola não poderá driblar, ele terá que parar no local que pegou a bola e deverá realizar o passe para o seu colega que estiver melhor posicionado para fazer a cesta. A bola só poderá ser tomada no momento do passe ou no rebote, isso fará com que os passes aconteçam com maior facilidade. Ganha a equipe que realizar o maior número de pontos.
Variações do jogo:
- limitar o número de passes. Por exemplo: após 10 passes o arremesso para cesta deverá ser feito.
- somente as meninas arremessam para cesta
- cesta realizada por meninos valem 2 pontos e por meninas valem 5.

CONTRIBUIÇÃO: Higor Redígolo dos Santos - SP 26 anos - E-mail: higor_redigolo@yahoo.com.br

===

Basquetebol - Drible
OBJETIVO: Trabalhar empunhadura e manejo de bola e drible
MATERIAIS: bolas de basquete
DURAÇÃO: 40 minutos
FAIXA ETÁRIA: 13 à 16
AULA OU CONTRIBUIÇÃO: Ensinando como segurar e dominar a bola com firmeza / Empunhadura
Passar a bola em volta do corpo
Passar a bola entre as pernas com uma das mãos na frente e a outra atrás. Alterná-las sem deixar a bola cair.
Parado no lugar e com os pés paralelos, jogar a bola entre as pernas com uma das mãos, de trás para frente do corpo, e segurando com as duas mãos deixando-a quicar apenas uma vez no chão.
Trabalhar a posição do drible simples - dividir a turma em colunas, dois alunos ficam como marcadores enquanto o primeiro da coluna vai até o meio da quadra driblando com marcação e depois continua sem a marcação e faz o arremesso.