Curta e Siga em Rede Sociais

No Brasil, 80% das crianças têm algum sintoma de estresse infantil






Tontura, vômito, dor de barriga, cefaleia e uma série de outros sintomas físicos comuns na infância podem ocultar problemas de relacionamento, insegurança, depressão e estresse. 

Pesquisa realizada pela representação brasileira da International Stress Management Association, associação presente em 12 países que trabalha a prevenção e o tratamento do estresse, revelou que oito em cada dez crianças têm manifestações psicossomáticas e apresentam problemas de saúde para os quais não há causa clínica determinável. 

Segundo Ana Maria Rossi, presidente da  associação e doutora em Psicologia, que só trabalha com sintomas relacionados a estresse, "nosso organismo não diferencia se a criança está tendo dor de barriga porque está ansiosa ou porque comeu maionese estragada. A fonte é bem diferente, mas a sensação de dor e desconforto é semelhante". 

Ana Maria supervisionou o levantamento, realizado com 220 crianças, de 7 a 12 anos, em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Entre os sintomas físicos resultantes do excesso de tensão, foram citados dores musculares (dor de cabeça e de barriga), distúrbios do sono (pesadelo, sono agitado e insônia), diarreia, constipação, os enjoos e as náuseas.

As consequências emocionais se traduzem em nervosismo, medos, irritação e a impaciência. As mudanças comportamentais incluem a agressividade, a passividade, a dificuldade de relacionamento, as alterações no apetite - incluindo o aumento no consumo de doces - e o choro sem motivo. Os resultados apontam a rotina atribulada como uma das principais causadoras da tensão entre os pequenos. 

- As pressões colaboram para que as crianças, cuja única responsabilidade deveria ser a de estudar e brincar, tenham uma série de obrigações que as levam a exercer uma rotina digna de pequenos executivos. Apareceu muito na pesquisa que a criança às vezes mente, diz que tem dor de barriga ou dor de cabeça, apenas para não fazer alguma atividade. O fato é que não importa se ela está inventando ou não. O importante é descobrir porque a criança está fazendo isso. 

Se os pais desconfiam que as queixas podem não ser reais, devem conversar com as crianças. Ana Maria conclui: "ela só vai fazer isso se não estiver bem. É preciso descobrir o que está havendo".

Fonte: R7

EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: