Curta e Siga em Rede Sociais

Considerações osbre o esporte infantil







Que o esporte praticado na infância proporciona vários benefícios para a criança, muitos pais já sabem. Isso muitas vezes faz com que eles procurem atividades físicas para os pequenos desde cedo, às vezes antes mesmo do recomendado pelos especialistas. Talvez o faça até mesmo com a idéia de o filho se tornar um grande esportista. 

O que os pais precisam saber é que o esporte contribui para o processo de desenvolvimento se considerado como atividade recreativa e iniciados no tempo apropriado. Primeiramente é de fundamental importância os pais não caírem naquela cobrança de esperar do filho o desempenho de um vencedor. Nessa fase da vida, os professores não ensinam todos os fundamentos do esporte, e sim proporcionam ao aluno apenas uma introdução do mesmo adaptado à sua faixa etária. 

Quanto à escolha da modalidade mais adequada à faixa etária, é necessário considerar o estágio de desenvolvimento físico, motor e psicológico. Como a natação requer somente movimentos básicos, pode ser iniciada a partir dos seis meses. Após os quatro anos, a criança corre e salta, movimentos que propiciam a prática da ginástica olímpica ou de balé. 

É interessante permitir à criança conhecer várias atividades, estimulando-a, porém sempre respeitando suas aptidões e gostos. Como foi citado anteriormente acerca dos benefícios, vale ressaltá-los após os cuidados mencionados: fortalecimento da musculatura e dos ossos, melhora a postura e o sistema cardiorrespiratório. Os benefícios em longo prazo também podem ser sentidos, como: peso equilibrado,prevenção da obesidade e da osteoporose.

Por Patrícia Lopes
Equipe
Brasil Escola


EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: