Iniciação Desportiva

Férias grandes significam tempo livre para as mais variadas actividades. Entre estas actividades é muito natural que a prática desportiva motive os mais novos. Prática desportiva, actividade física, desporto de rendimento, são muitos os conceitos ligados a algo que devia ser tão natural como respirar ou alimentar-se. O nosso corpo foi feito para o movimento e o que interessa sobretudo é saber escutá-lo. Se apetece ao seu filho correr, deixe-o correr!

Quando estiver realmente cansado ela parará! Deixe-o jogar, deixe-o malhar as ondas, deixe-o rolar sobre rodas. É bem natural que após o Verão queira dedicar-se a uma prática desportiva organizada. Incentive-o. Procure as actividades organizadas que existam na sua região. É bem natural que o Futebol constitua uma oferta privilegiada mas há com certeza muitas mais! Atletismo, Natação, Ginástica, Jogos colectivos os mais variados, desportos de combate, a oferta será com certeza bem generosa e diversificada pois são muitos os técnicos e associações que pelo país fora promovem as mais variadas actividades desportivas. Deixamos a hiperligação para um artigo publicado na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto sobre o tema da idade ideal para a iniciação desportiva. Por nós consideramos que todas as idades são ideais para se começar algo que pode ser útil e divertido. Importante mesmo são as recomendações que surgem no final do artigo.

Conheça-as e vamos praticar desporto ou apenas actividade física. Com o total envolvimento da família as hipóteses de sucesso - e sucesso aqui é a prática regular em si mesma e não qualquer resultado em competição! - são muito maiores!

Vamos a isso!

Fonte: http://ensinaraaprender.blogspot.com