Depoimento de um professor: bom salario ou felicidade?







O administrador Claudio Padua já tinha, aos 30 anos, uma vida com que muitos sonham: era diretor de uma indústria farmacêutica, dirigia um carro esportivo e contava com uma vida financeira confortável. O primeiro filho havia nascido, e a mulher despontava como decoradora no Rio de Janeiro. Mas, numa tarde de sexta de 1977, tomou uma decisão: não voltar mais para a empresa. "Tive de decidir entre um bom salário e a minha felicidade."
Não tinha planos, só sabia que queria trabalhar com ecologia. Passou um ano tateando como fotógrafo de natureza. "Não era minha especialidade." O dinheiro chegou ao fim. Vendeu o carro e não tinha nem recursos para pagar a conta de energia elétrica. "Cortaram." Ao tentar um emprego, ouviu um conselho: "Por que não faz biologia?" Passou no vestibular. "Aos 31 anos, eu era o aluno mais velho da turma", conta.
Ciente de sua "desvantagem de idade" no mercado, traçou um plano meteórico. Terminou a faculdade e fez mestrado e doutorado nos EUA. Nesse período, envolveu-se com a preservação do mico-leão-preto, ameaçado de extinção. Manteve-se com consultorias em administração até conseguir uma vaga no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro. Em 1992, fundou o Ipê (Instituto de Pesquisas Ambientais), ganhou prêmios e reconhecimento internacional e virou professor de manejo de fauna na Universidade de Brasília.
Ao falar sobre a carreira, ele diz não se arrepender de nada. "O mico-leão-preto passou de espécie criticamente ameaçada para espécie ameaçada", comenta. E finaliza: "Estou feliz".
(Folha de S.Paulo)

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder:

Entre no Grupo de Whastapp
100 Planos de Aulas + 100 atividades para Educação Física Escolar
800 atividades para Educação Física


Depoimento de um professor: bom salario ou felicidade? Depoimento de um professor: bom salario ou felicidade? Reviewed by Dani Souto on 12:21 Rating: 5

Curta e Siga em Rede Sociais