Curso de Educação Física pretende resgatar atividades lúdicas na Rede Estadual

Atualmente, as aulas de Educação Física nas escolas têm quatro esportes de competição como foco: vôlei, futebol de salão, basquete e handebol. Como conseqüência, há uma maior participação dos alunos habilidosos nas atividades, em prejuízo dos menos habilidosos.

Cursos de formação continuada em Educação Física, que estão sendo realizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pretendem mudar este foco. O objetivo é garantir a inclusão de todos os alunos nas aulas, priorizando outras estratégias, tais como danças populares e ginástica, mas sem abandonar as competições.

Hoje (22/09), começou a segunda etapa dos cursos que devem ser realizados em diversos pólos da Seduc. A Escola Estadual "Adalgisa de Barros" e o Instituto Várzea-grandense de Educação, em Várzea Grande, estão sediando o evento, que tem a participação prevista de 64 professores de Educação Física da localidade. Além disso, 24 professores de oito municípios vizinhos.

O professor responsável pelo curso, Tomires Campos Lopes, usa a realidade da própria escola Adalgisa de Barros para mostrar a importância do curso. "Aqui temos cerca de 600 alunos e só 12 estão representando a escola nos Jogos Estudantis", informa. "Como fica a situação dos outros 588 restantes?", questiona. Ele, que é mestre em Educação, explica que os cursos visam propiciar a inclusão social de todos os alunos.

De acordo com Tamires, os esportes de competição priorizam os habilidosos. Com isso, deixam de fora os não habilidosos e obesos. Para resgatá-los e garantir a participação destes, a Seduc pretende retomar atividades esquecidas ou pouco desenvolvidas nas aulas, tais como brincadeiras e danças.

Para garantir essa uniformização e a continuidade da proposta, os cursos estão sendo voltados somente para os professores efetivos da rede. "Queremos que o professor já saia daqui com um projeto efetivo de intervenção na sua escola", enfatiza Tomires.

Além do conteúdo teórico e prático do curso, os professores devem preencher também um questionário. O objetivo é fazer um perfil do profissional que atua no setor.

O curso em Várzea Grande vai até o dia 26. Além de professores da sede, participam professores de Educação Física dos seguintes municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé e Santo Antônio do Leverger. A primeira etapa do curso foi realizada em Tangará da Serra.

Serão realizados cursos ainda em Rondonópolis (13 a 17/10); Barra do Garças (27 a 31/10); Sinop (3 a 7/11); Cuiabá (10 a 14/11) e Cáceres (17 a 21/11).