Cursos de formação continuada em Educação Física, que estão sendo realizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pretendem mudar este foco. O objetivo é garantir a inclusão de todos os alunos nas aulas, priorizando outras estratégias, tais como danças populares e ginástica, mas sem abandonar as competições.
Hoje (22/09), começou a segunda etapa dos cursos que devem ser realizados em diversos pólos da Seduc. A Escola Estadual "Adalgisa de Barros" e o Instituto Várzea-grandense de Educação, em Várzea Grande, estão sediando o evento, que tem a participação prevista de 64 professores de Educação Física da localidade. Além disso, 24 professores de oito municípios vizinhos.
O professor responsável pelo curso, Tomires Campos Lopes, usa a realidade da própria escola Adalgisa de Barros para mostrar a importância do curso. "Aqui temos cerca de 600 alunos e só 12 estão representando a escola nos Jogos Estudantis", informa. "Como fica a situação dos outros 588 restantes?", questiona. Ele, que é mestre em Educação, explica que os cursos visam propiciar a inclusão social de todos os alunos.
De acordo com Tamires, os esportes de competição priorizam os habilidosos. Com isso, deixam de fora os não habilidosos e obesos. Para resgatá-los e garantir a participação destes, a Seduc pretende retomar atividades esquecidas ou pouco desenvolvidas nas aulas, tais como brincadeiras e danças.
Para garantir essa uniformização e a continuidade da proposta, os cursos estão sendo voltados somente para os professores efetivos da rede. "Queremos que o professor já saia daqui com um projeto efetivo de intervenção na sua escola", enfatiza Tomires.
Além do conteúdo teórico e prático do curso, os professores devem preencher também um questionário. O objetivo é fazer um perfil do profissional que atua no setor.
O curso em Várzea Grande vai até o dia 26. Além de professores da sede, participam professores de Educação Física dos seguintes municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé e Santo Antônio do Leverger. A primeira etapa do curso foi realizada em Tangará da Serra.
Serão realizados cursos ainda em Rondonópolis (13 a 17/10); Barra do Garças (27 a 31/10); Sinop (3 a 7/11); Cuiabá (10 a 14/11) e Cáceres (17 a 21/11).Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio