O que é Bacharelado em Educação Física?

Profissional com formação generalista, humanista e crítica, ancorada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta propositiva e ética.

Possui características como autonomia, empreendedorismo, pró-atividade, criatividade, liderança, espírito de grupo, perseverança, consciência crítica, competência técnica, atitude ética e responsabilidade social, na busca permanente do bem comum e da qualidade.

O bacharel em Educação Física é referência em atividade física e promoção da saúde, nas seguintes perspectivas: promoção da saúde e adoção/manutenção/recuperação de um estilo de vida ativo e saudável, tanto nos aspectos preventivos e recuperativos, em relação às doenças e desordens relacionadas às diferentes fases da vida, quanto sobre a melhoria da qualidade de vida e bem-estar nas atividades da vida diária (AVDs); desenvolvimento da aptidão física, tanto para fins estéticos (fitness) quanto para elevação da auto-estima, melhorando as relações intra e interpessoais; promoção do bem estar e qualidade de vida (wellness), tanto na direção da compensação do estresse diário quanto na diversão e satisfação experimentada através do lazer ativo, por intermédio da prática de atividades físicas, esportivas e recreativas; treinamento esportivo, melhorando o condicionamento físico para a prática esportiva competitiva e/ou recreativa; saúde do trabalhador, por meio de atividades físicas, esportivas e recreativas de caráter educativo, praticadas na área corporativa; educação e desenvolvimento da cidadania, por intermédio dos programas sociais na área de educação física, esporte e lazer; inclusão social: por meio das atividades físicas, esportivas e recreativas com pessoas com deficiência; e atenção à saúde, através da inclusão da Educação Física nas unidades e programas de saúde.

A valorização do bem-estar e da qualidade de vida garante vagas para os bacharéis. Os locais que mais empregam são as academias de ginástica. O Brasil conta com 31,8 mil estabelecimentos do gênero e é o segundo país com o maior número de academias por habitante

Objeto de estudo
conceitos fundamentais e teorias relativas às diferentes manifestações e expressões da cultura do movimento humano na perspectiva da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Campo de atuação
academias, empresas, hotéis, hospitais, clubes, condomínios, clínicas, associações esportivas, personal training, associações de bairros, órgãos governamentais e não-governamentais, pessoas e grupos portadores de necessidades especiais.

O que faz o profissional
Atua em diferentes formas e modalidades de atividade física, nas perspectivas da prevenção e da promoção da saúde, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, esportivas e recreativas e com pessoas e grupos de portadores de necessidades especiais.