Curta e Siga em Rede Sociais

Educação física escolar ou esportização escolar?







A Educação Física escolar tende a apresentar uma esportização de seus conteúdos em algumas séries do ensino fundamental. Este caráter esportizado, e aqui nos referimos a modalidades esportivas coletivas tradicionais sendo usadas sem uma fundamentação teórica que garanta o seus aproveitamentos como conteúdos acadêmicos.

Para esta comprovação, apresentaremos neste trabalho resultados de uma pesquisa de campo feita em aulas de Educação Física. Esta pesquisa consistiu-se em observações de aulas de sétima e oitava séries do ensino fundamental, nas quais coletamos dados referentes aos conteúdos aplicados em aula, ao desenvolvimento dos mesmos, e realizamos questionários aos professores buscando saber sobre: atuação profissional; escolha dos conteúdos; e planejamentos de aula.

Após a análise dos resultados comprovamos a esportização das aulas de Educação Física, centrando nossa preocupação na forma como estas estão sendo ministradas.

Por fim, concluímos a pesquisa com algumas discussões sobre pontos positivos e negativos observados. Kunz (1999), enfatiza a importância da maneira como o conteúdo esportivo deve ser desenvolvido, pois este deve formar pessoas que "[...] quando se tornarem adultas, possam praticar esportes, movimentos e jogos como crianças".

Daollio (2003), também comenta a necessidade de se formar indivíduos que "[...] sejam capazes de praticar e apreciar atividades físicas, esportivas ou de dança nas horas de lazer", mas explicando que para isto "[...] deve-se assegurar que os alunos adquiram autonomia em relação aos esportes, danças, jogos e ginásticas".

É importante salientar para o fato de que não há, neste trabalho, uma negação, ou aversão aos jogos desportivos coletivos como conteúdo escolar. Estamos investigando como este conteúdo está sendo trabalhado, buscando entender as razões para este quadro de esportização das aulas de Educação Física.
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Uma grande reunião para destravar sua vida na Educação Física Escolar! O Manual é sensacional! Já imaginou não ter nenhum material para o seu planejamento anual? Fazer buscas e mais buscas inoperantes por atividades que você nem sabe onde vai colocar porque elas não estão organizadas? E o tempo que você vai perder fazendo essa busca para depois encaixar em planos que nem feitos estão?

Comente: