Atividades de Educação Física para o Ensino Fundamental I: Jogos para Alunos do 4º e 5º Ano

Professor(a), sabemos que lidar com a turminha do 4º e 5º ano é como tentar controlar um vulcão em erupção: é energia pura! 🌋 Eles estão naquela fase em que já não são tão pequenos, mas também não são tão grandes, e suas aulas de educação física podem ser o segredo para canalizar toda essa animação (e garantir que ninguém saia correndo pela escola como se estivesse em fuga).

Aqui estão algumas ideias de jogos que vão manter essa galerinha entretida, ativa e, o melhor de tudo, aprendendo enquanto se divertem:

1. Futebol de Sabão Seco: Calma, você não vai precisar de água! A ideia aqui é jogar futebol com uma bola bem grande e leve, onde o objetivo é marcar gols, mas com um detalhe: ninguém pode correr, só deslizar os pés como se estivesse num “campo de sabão”. Eles vão gargalhar tentando se equilibrar e, ao mesmo tempo, trabalhar coordenação e estratégia.

2. Cabo de Guerra Multiplicado: Divida a turma em pequenos grupos, cada um com sua própria corda e desafio específico (um puxa deitado, outro de costas, outro sentado). É uma forma divertida de misturar força, cooperação e estratégias diferentes. No final, todos podem competir entre si para ver quem é o “time dos times”!

3. Labirinto Humano: Separe a turma em dois grupos. Um grupo vira o labirinto (em pé, fazendo os “muros” com os braços), e o outro grupo deve passar por ele de olhos vendados, guiados apenas pelas instruções de seus colegas. Aqui, além de trabalhar confiança e comunicação, o pessoal vai se divertir ao tentar não trombar nos “muros” ambulantes!

4. Queimada com Desafios: Essa é a velha queimada, mas com um toque especial: cada vez que alguém é atingido, ao invés de sair do jogo, deve completar um pequeno desafio físico para voltar (como pular cinco vezes num pé só ou fazer um giro completo). Todo mundo continua se mexendo, e ninguém fica parado por muito tempo!

5. Desafios de Equilíbrio em Duplas: Quem disse que atividades de equilíbrio precisam ser feitas sozinhas? Em duplas, eles terão que equilibrar objetos como bolas ou bastões entre as costas, as cabeças ou até mesmo entre os joelhos! A ideia é completar um percurso sem deixar nada cair, o que vira uma competição divertida e educativa.

Esses jogos são perfeitos para manter o pessoal do 4º e 5º ano animado, engajado e aprendendo em cada movimento. E o melhor? São atividades que desenvolvem habilidades físicas e sociais, enquanto todos se divertem. Se você quer explorar mais ideias para suas aulas e ter sempre um jogo novo na manga, não perca a nossa coleção de materiais de educação física!

👉 Confira mais atividades e jogos para suas aulas aqui!