Curta e Siga em Rede Sociais

Objetivos da Educação Física Escolar + 4 atividades







A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.

O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade da criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo. Dessa forma, a criança poderá ser capaz de realizar movimentos considerados fundamentais, como a manipulação, a locomoção, a estabilização, entre outros.

Objetivos gerais

Dizem respeito ao desenvolvimento da criança como um todo, não apenas no que se refere à atividade física, mas, desde aspectos do aprendizado na escola, até questões do convívio social. São eles:

 
Obter desenvolvimento corporal harmônico (físico- mental)
Adquirir controle corporal;
Desenvolver a habilidade motora;
Condicionar os sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência;
Assumir a responsabilidade do seu próprio bem-estar;
Desenvolver a habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão;
Utilizar sadiamente as horas de lazer;
Adquirir comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social;
Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física.

Objetivos específicos

Aqui estão listados os objetivos que a educação física terá, especificamente, sobre aspectos ligados ao desenvolvimento físico da criança, influenciando, diretamente, os objetivos gerais. São eles:

No início da educação infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança

Quanto ao esquema corpora

Reconhecer as possibilidades sinestésicas do corpo, por meio de movimentos que o afetam, como uma totalidade;
Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma de suas partes, por meio do movimento;
Realizar movimentos independentes e interdependentes, como os diversos segmentos do corpo;
Definir sua dominância lateral.
Quanto à orientação espaço-temporal
Orientar-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão;
Movimentar-se, discriminando diferentes momentos do tempo, seu curso regular e seu fracionamento;
Identificar e efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias, no deslocamento do corpo e dos objetos.

Quanto às qualidades físicas

Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral e seletiva;
Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento, controlando sua postura;
Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade;
Adquirir controle progressivo dos movimentos que evidenciem os graus de tensão muscular.

Quanto à expressão corporal

Representar, com movimentos corporais, elementos e objetivos do meio circundante;
Reproduzir, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e de pessoas;
Movimentar-se, adaptando-se a diferentes ritmos;
Expressar-se, compondo a movimentação com um companheiro ou com o grupo;
Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
Dramatizar, por meio do movimento, fatos, histórias e fantasias;
Conhecer e executar formas de expressões tradicionais do nosso povo e de outros povos.

Quanto à recreação

Participar de jogos e brinquedos cantados, dramatizações e mímicas;
Cooperar nas atividades de grupos, aceitando diversos papéis;
Utilizar, nos movimentos de lazer, habilidades motoras adquiridas;
Desenvolver habilidade de modificar jogos e atividades para atender aos problemas surgidos, em relação ao espaço, material e tempo disponíveis.

Agora tem as 4 atividades:

Agarre a bola

Agarre a bola é uma atividade que une todos os aspectos competitivos e atléticos de uma atividade de Educação Física mas é projetada especificamente para a sala de aula. Os professores adoram este jogo porque os alunos devem permanecer completamente focados.

Já os alunos adoram porque eles ficam sentados em suas carteiras e se divertem na sala de aula. Este jogo permite que os alunos pratiquem seu foco, objetivo e precisão. Quando a bola é atirada para um aluno, ele deve pegá-la e jogá-la para outro aluno que está sentado.

Se o apanhador soltar a bola, ele está fora. Se o lançador joga a bola muito alta ou muito longe para um aluno pegá-lo, ele está fora. Os alunos que estão fora devem se sentar em uma cadeira e permanecer em silêncio. O vencedor é o último aluno sentado em uma carteira.

Quatro cantos

Outro jogo que funciona bem em uma sala de aula ou numa quadra é chamado de quatro cantos. Para brincar, o professor e os alunos numeram os cantos da sala de aula. Uma pessoa, geralmente o professor, conta a partir de 30, e um aluno fica no meio da sala de aula com os olhos fechados.

Enquanto o professor conta, todos os alunos, exceto o do meio, caminham até um dos cantos e ficam lá esperando.

Quando o professor para de contar e cada aluno está em um canto, a pessoa no meio chama um número e abre os olhos. Alunos de pé naquele canto devem retornar às suas mesas e sentar-se. Continue a jogar até que uma pessoa permaneça de pé.

Charadas Animais

Um jogo ativo voltado para crianças mais novas é o charadas de animais, também conhecido como "Que tipo de animal você é?" Esta atividade encoraja os alunos a usar a imaginação e o corpo tentando se mover como certos animais.

Este jogo pode ser jogado de várias maneiras diferentes. Você pode colocar música e se mover como animais diferentes ou um grupo ou selecionar um aluno para representar um animal enquanto o restante dos alunos tenta adivinhar qual é.

O líder diz

Um jogo clássico que funciona bem em quadras e salas de aula. O líder diz pode ser jogado sem adereços ou equipamentos. Neste jogo, uma pessoa – geralmente o professor – é responsável por dar comandos de movimento que os alunos seguem.

Você deve se mover somente quando o professor diz "O líder diz" antes da instrução. Se você se mover quando o professor não diz, você está fora e deve retornar ao seu lugar. É recomendado transformar essa atividade em um jogo com exercícios.

Para fazer isso, dê comandos como "O líder diz para dar 10 pulos" ou "O líder diz para fazer cinco flexões".

MAIS ATIVIDADES PARA PLANO DE AULA

ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL II: JOGOS E ATIVIDADES  - Este E-book contém mais de 100 sugestões de jogos e atividades que você poderá utilizar em suas aulas de Educação Física Escolar. Clique aqui e saiba mais!

Você não pode perder:

EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio

Comente: