O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade da criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo. Dessa forma, a criança poderá ser capaz de realizar movimentos considerados fundamentais, como a manipulação, a locomoção, a estabilização, entre outros.
Objetivos gerais
Dizem respeito ao desenvolvimento da criança como um todo, não apenas no que se refere à atividade física, mas, desde aspectos do aprendizado na escola, até questões do convívio social. São eles:
Desenvolver a habilidade motora;
Condicionar os sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência;
Assumir a responsabilidade do seu próprio bem-estar;
Desenvolver a habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão;
Utilizar sadiamente as horas de lazer;
Adquirir comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social;
Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física.
Objetivos específicos
Aqui estão listados os objetivos que a educação física terá, especificamente, sobre aspectos ligados ao desenvolvimento físico da criança, influenciando, diretamente, os objetivos gerais. São eles:
Reconhecer as possibilidades sinestésicas do corpo, por meio de movimentos que o afetam, como uma totalidade;
Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma de suas partes, por meio do movimento;
Realizar movimentos independentes e interdependentes, como os diversos segmentos do corpo;
Definir sua dominância lateral.
Quanto à orientação espaço-temporal
Orientar-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão;
Movimentar-se, discriminando diferentes momentos do tempo, seu curso regular e seu fracionamento;
Identificar e efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias, no deslocamento do corpo e dos objetos.
Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral e seletiva;
Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento, controlando sua postura;
Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade;
Adquirir controle progressivo dos movimentos que evidenciem os graus de tensão muscular.
Representar, com movimentos corporais, elementos e objetivos do meio circundante;
Reproduzir, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e de pessoas;
Movimentar-se, adaptando-se a diferentes ritmos;
Expressar-se, compondo a movimentação com um companheiro ou com o grupo;
Criar sua própria sequência de movimentos em atividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos;
Dramatizar, por meio do movimento, fatos, histórias e fantasias;
Conhecer e executar formas de expressões tradicionais do nosso povo e de outros povos.
Agarre a bola
Agarre a bola é uma atividade que une todos os aspectos competitivos e atléticos de uma atividade de Educação Física mas é projetada especificamente para a sala de aula. Os professores adoram este jogo porque os alunos devem permanecer completamente focados.
Já os alunos adoram porque eles ficam sentados em suas carteiras e se divertem na sala de aula. Este jogo permite que os alunos pratiquem seu foco, objetivo e precisão. Quando a bola é atirada para um aluno, ele deve pegá-la e jogá-la para outro aluno que está sentado.
Se o apanhador soltar a bola, ele está fora. Se o lançador joga a bola muito alta ou muito longe para um aluno pegá-lo, ele está fora. Os alunos que estão fora devem se sentar em uma cadeira e permanecer em silêncio. O vencedor é o último aluno sentado em uma carteira.
Quatro cantos
Outro jogo que funciona bem em uma sala de aula ou numa quadra é chamado de quatro cantos. Para brincar, o professor e os alunos numeram os cantos da sala de aula. Uma pessoa, geralmente o professor, conta a partir de 30, e um aluno fica no meio da sala de aula com os olhos fechados.
Enquanto o professor conta, todos os alunos, exceto o do meio, caminham até um dos cantos e ficam lá esperando.
Quando o professor para de contar e cada aluno está em um canto, a pessoa no meio chama um número e abre os olhos. Alunos de pé naquele canto devem retornar às suas mesas e sentar-se. Continue a jogar até que uma pessoa permaneça de pé.
Charadas Animais
Um jogo ativo voltado para crianças mais novas é o charadas de animais, também conhecido como "Que tipo de animal você é?" Esta atividade encoraja os alunos a usar a imaginação e o corpo tentando se mover como certos animais.
Este jogo pode ser jogado de várias maneiras diferentes. Você pode colocar música e se mover como animais diferentes ou um grupo ou selecionar um aluno para representar um animal enquanto o restante dos alunos tenta adivinhar qual é.
O líder diz
Um jogo clássico que funciona bem em quadras e salas de aula. O líder diz pode ser jogado sem adereços ou equipamentos. Neste jogo, uma pessoa – geralmente o professor – é responsável por dar comandos de movimento que os alunos seguem.
Você deve se mover somente quando o professor diz "O líder diz" antes da instrução. Se você se mover quando o professor não diz, você está fora e deve retornar ao seu lugar. É recomendado transformar essa atividade em um jogo com exercícios.
Para fazer isso, dê comandos como "O líder diz para dar 10 pulos" ou "O líder diz para fazer cinco flexões".
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