As atividades recreativas são importantíssimas em qualquer acampamento ou colônia de férias, uma vez que podem representar, entre outras coisas, o sucesso ou fracasso do empreendimento; atividades inadequadas, mal escolhidas e mal aplicadas podem prejudicar a percepção sobre o local e a equipe
Jogo da adivinhação
Antes da atividade o coordenador prepara uma lista com o que deve ser adivinhado pelas equipes, por exemplo, cor: azul-marinho, animal: girafa, utensílio doméstico: enceradeira, etc. As equipes, posicionadas em cantos distintos, elegerão um representante, que deverá expressar a ideia da equipe sempre que for a vez da mesma. O monitor responsável pela atividade comenta então o que ele está querendo, no primeiro caso, uma cor, e cada uma das equipes tentarão adivinhar qual cor está escrita na lista, cada uma em sua vez, sorteada sua ordem. Marca ponto a equipe que acertar primeiro o que está sendo pedido. Vence a equipe que marcar maior número de pontos.
Qual é a música?
Qual é a música?
Antes da atividade o coordenador prepara uma lista de músicas que devem ser adivinhadas e cantadas pelas equipes; o coordenador cita a música do papel, com o nome e um trecho da mesma, e separa uma palavra da música que será a dica para a equipe descobri-la. É interessante o coordenador checar com o monitor que aplicará a atividade se esse conhece as músicas listadas. O monitor fornece a palavra a todos e dá um minuto para a primeira equipe tentar adivinhar a música e cantá-la ou descobrir outra música com a mesma palavra e cantá-la. Se a equipe, ao final de um minuto, cantar a música correta, ganha dois pontos, se cantar outra música que contenha a mesma palavra, ganha um ponto. Se a equipe não conseguir descobrir nenhuma música, a vez é passada para a segunda equipe, que deve imediatamente cantar a música se a tiver descoberto, caso contrário a vez passará para a próxima equipe e assim por diante. Se ninguém descobrir a música, o monitor deverá cantá-la. Vence a equipe que fizer o maior número de pontos.
Jogo da mímica
Jogo da mímica
Antes da atividade o coordenador prepara uma lista de filmes (correspondentes à demanda, ou seja, se forem idosos, procurar filmes mais antigos, etc.) a serem adivinhados pelas equipes por meio de mímica. O monitor responsável pela atividade chama o primeiro participante da primeira equipe e sussurra em seu ouvido o nome de um filme. O participante terá um minuto para representar por meio de mímica o filme a todos do salão, não somente a sua equipe. Sua equipe tentará adivinhar qual é o filme, se conseguir consegue o ponto, se não conseguir a próxima equipe poderá dar seu palpite e assim por diante. Se nenhuma equipe acertar, o monitor responsável pela atividade deverá fazer a mímica do filme até alguém acertar.
Você pode fazer outras diversas brincadeiras com as crianças, como por exemplo:
Cabo de guerra
Dinâmicas de grupo para crianças
Brincadeiras com Bambolê
Músicas e cantigas de roda infantis
Pintura com as mãos
Cruzadinhas e Bingo
Teatrinho e peças infantis
Gato-mia
pega-pega
pular corda
esconde-esconde
pique -bandeira
amarelinha
caça ao tesouro
Outras brincadeiras clássicas como queimada, esconde-esconde e pique-bandeira são muito boas para as crianças gastarem as energias e também para aprenderem sobre regras e trabalho em grupo.
Você trabalha ou quer trabalhar com Recreação? Está precisando de atividades recreativas para o seu dia a dia, seja na escola ou em outro lugar? Vem comigo que posso te ajudar! Clique aqui agora!
Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio