Os benefícios da Educação Física Escolar já foi falado aqui neste blog em inúmeros posts. Porém, uma das que eu acho mais importantes é de criar a cultura dos esportes nos alunos. E isso vai muito além de se aplicar uma certa modalidade esportiva e separar os alunos que tem o melhor desempenho.
Não é novidade (ou não deveria ser) que a prática de atividade física colabora com o desenvolvimento de outras habilidades do aluno, como a ajuda a se concentrar, nos relacionamentos, na liderança, nas ações cognitivas. Por meio da Educação Física Escolar, o aluno tem que aprender a conhecer seu corpo e as possibilidades de ação dele, como usar isso bem, como se movimentar positivamente ou não, porque o não-movimento também é uma opção.
Por meio das aulas, o profissional de Educação Física pode transmitir valores que o aluno vai levar consigo para toda a vida, independentemente da idade que tenha. Respeito aos seus limites e ao do outro, respeito às regras e comandos, consciência espacial, lidar com perdas e vitórias e gerenciamento de conflitos são alguns dos valores que são transmitidos.
Entendeu porque não é, simplesmente, aplicar um jogo de voleibol e escolher ou priorizar quem tem um melhor desempenho e 'afastar' quem não tem o desempenho bom nas manchetes e nos toques?
A Educação Física Escolar é um conteúdo obrigatório, faz parte da grade curricular e demanda o empenho do profissional em desenvolver um trabalho pedagógico.
Incentivar a prática de atividades físicas entre os alunos é importante, mas conscientizá-los – e do quanto isso pode se refletir na saúde e na qualidade de vida é ainda mais fundamental.
Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio