Objetivos
- Ampliar o repertório de brincadeiras tradicionais e jogos de criação em dança;
- Pesquisar entre os adultos que trabalham na creche (ou na escola) brincadeiras com pedras por meio de entrevistas;
- Aprender a fazer registro audiovisual;
- Conhecer diversas brincadeiras e transformá-las em dança;
- Conhecer um grupo de artistas contemporâneos que usam pedras e água em suas obras;
- Explorar as formas corporais, o volume, as direções, os caminhos e as trajetórias no espaço a partir das imagens das obras de arte e dos elementos água e pedra;
- Construir uma dança a partir das brincadeiras com as pedras.
Conteúdos
- Pesquisa sobre brincadeiras;
- Elementos da dança: os espaços cênicos, as trajetórias espaciais, a construção de formas corporais e as ações corporais;
- criação e composição de gestos e movimentos expressivos;
- contato com alguns artistas contemporâneos.
Faixa etária
5 a 7 anos.
Tempo estimado
4 a 6 meses, com uma atividade semanal.
Material necessário
- pedrinhas de diferentes tamanhos e cores.
- máquina fotográfica digital com câmera de vídeo.
- aparelho de som.
- computador com um programa de edição de vídeo.
- CDs com músicas diversas (tanto para dançar quanto aquelas mais tranquilas, para relaxamento).
- música Pedrinha Miudinha, de Mestre Ambrósio, no CD Fuá na Casa de Cabral.
- música Pé com pé, de Palavra Cantada.
- música Cello Suites, de Bach, com o violoncelista Yo Yo Ma.
- Som da Chuva - Para Dormir e Relaxar.
Você não pode perder:
EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir
Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio