Curta e Siga em Rede Sociais

Toda criança precisa fazer algum esporte?






Não. Ela precisa se movimentar para ser saudável. Brincar, correr, jogar bola com os amigos. "Existe diferença entre exercício e atividade física", diz a professora de educação física Silvia Helena Marchi.

O primeiro significa práticas sistematizadas, como as aulas de futebol, natação, etc. A segunda é a brincadeira de bola, com regras e tempo estabelecidos pelas crianças. "Estamos diminuindo as atividades e matriculando cada vez mais cedo as crianças em escolinhas de esporte, com muita regra, cobrança, repetição", diz a professora. O resultado: crianças desmotivadas. Pesquisa da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Física mostra que um em cada quatro meninos abandona o esporte antes dos 12 anos.

Entre as meninas, esse número é de uma em cada três. Outro fator que leva ao abandono, segundo Silvia, é a exposição maior ao fracasso. A saída: o clássico equilíbrio, porque se movimentar faz bem. Aulas de esporte durante a semana podem continuar.

No final de semana, aproveite e vá jogar bola no parque com a prole. Estudos demonstram que as brincadeiras em família são as práticas esportivas mais motivadoras.

Fonte: Crescer

Quer saber mais sobre o problemas com drogas? Clique aqui!



Você não pode perder:

EBOOK GRATUITO: Bullying Escolar: saiba como intervir

Guia de Educação Física para Berçario e Maternal
Guia de Educação Física para Maternal e Pré-Escola
Manual para Professor de Educação Física Infantil
Manual de Psicomotricidade para Professores
Manual para Professor de Ensino Fundamental
Manual para Professor de Educação Física no Ensino Médio

Comente: