Exercícios para Salto no Voleibol

O salto é uma das habilidades mais importantes no voleibol. É essencial para a execução de técnicas como ataque, bloqueio e manchete.

APITO NO PESCOÇO: Perfil exclusivo com exercícios de vídeos

Para desenvolver o salto, é importante trabalhar três componentes:

• Força: Os músculos dos membros inferiores são os principais responsáveis pela impulsão do salto. Para desenvolver a força, os alunos podem realizar exercícios como agachamentos, levantamento terra e supino.
  • Potência: A potência é a capacidade de gerar força em um curto período de tempo. Para desenvolver a potência, os alunos podem realizar exercícios como saltos, arremessos e lançamentos.
  • Flexibilidade: A flexibilidade é a capacidade de mover as articulações em sua amplitude total de movimento. Para desenvolver a flexibilidade, os alunos podem realizar exercícios de alongamento dinâmico e estático.

Exercícios de força para o voleibol:

• Agachamentos: Os agachamentos são um exercício fundamental para o desenvolvimento da força dos membros inferiores. Os alunos podem realizar agachamentos com ou sem peso. Para maior eficiência, os alunos devem realizar o agachamento com a coluna ereta e os joelhos não ultrapassando a linha dos pés.
  • Levantamento terra: O levantamento terra é um exercício que trabalha a força dos membros inferiores e do core. Os alunos devem realizar o levantamento terra com a coluna ereta e os joelhos não travados.
  • Supino: O supino é um exercício que trabalha a força dos membros superiores. Os alunos devem realizar o supino com a coluna ereta e os ombros alinhados com os cotovelos.

Exercícios de potência para o voleibol:

• Saltos: Os saltos são um exercício que trabalha a potência dos membros inferiores. Os alunos podem realizar saltos simples, como saltos com os dois pés juntos, ou saltos mais complexos, como saltos com obstáculos ou saltos com pesos.
  • Arremessos: Os arremessos são um exercício que trabalha a potência dos membros superiores. Os alunos podem realizar arremessos de bola medicinal, halteres ou outros objetos.
  • Lançamentos: Os lançamentos são um exercício que trabalha a potência dos membros superiores e do core. Os alunos podem realizar lançamentos de bola medicinal, halteres ou outros objetos.

Exercícios de flexibilidade para o voleibol:

• Alongamentos dinâmicos: Os alongamentos dinâmicos são realizados com movimentos suaves e controlados. Os alunos podem realizar exercícios como saltos com alongamento, rotação de tronco e giro de pernas.
  • Alongamentos estáticos: Os alongamentos estáticos são realizados mantendo a posição por um determinado período de tempo. Os alunos devem realizar os alongamentos estáticos com cuidado, para evitar lesões.

Exemplos de exercícios específicos para o voleibol:

• Saltos com barreira: Os alunos devem saltar sobre uma barreira, que pode ser um banco, uma caixa ou um obstáculo similar. Os alunos devem começar com uma barreira baixa e aumentar gradualmente a altura da barreira.
  • Saltos com pesos: Os alunos devem realizar saltos com pesos nas mãos ou nos pés. Os alunos devem começar com pesos leves e aumentar gradualmente o peso.
  • Saltos com bola: Os alunos devem saltar e tocar a bola com as mãos, o que ajuda a melhorar a coordenação motora. Os alunos podem realizar saltos com bola de diferentes alturas e velocidades.
  • Saltos com obstáculos: Os alunos devem saltar sobre obstáculos, como cones ou cordas. Os alunos podem realizar saltos com obstáculos de diferentes alturas e distâncias.

Dicas para o desenvolvimento do salto no voleibol:

• Comece com exercícios simples e vá aumentando a complexidade gradualmente.
  • Faça os exercícios de forma repetitiva, para que os alunos possam aperfeiçoar os movimentos.
  • Ofereça feedback positivo aos alunos, para que eles se sintam motivados.

Avaliação do progresso:

O progresso dos alunos pode ser avaliado através da medição da distância do salto ou da altura do salto. Os alunos também podem ser avaliados através da observação da técnica do salto.

Prevenção de lesões:

É importante que os alunos realizem os exercícios de forma correta para evitar lesões. Os alunos devem aquecer antes de iniciar os exercícios e alongar após a realização dos exercícios.

Considerações finais:

O desenvolvimento do salto é um processo gradual que requer dedicação e esforço. Com prática regular e orientação adequada, os alunos poderão desenvolver o salto e se tornar jogadores mais eficientes no voleibol.