Importância das regras adaptadas no Mini Voleibol

O Mini Voleibol já é uma realidade, pois é uma alternativa metodológica de aprendizagem do voleibol para as crianças. No Brasil existem diversos trabalhos que utilizam o mini voleibol como metodologia de ensino.

Ele é caracterizado como um método de trabalho que se preocupa com a fase em que a criança se encontra, evitando assim as especializações precoces. Torna-se fundamental que seja desenvolvido nos jovens praticantes do voleibol o gosto pelo jogo, desta forma, se jogará com mais prazer e maior desempenho.

Como parte do método é a adaptação de conceitos e elementos do jogo, há uma facilidade de execução que acaba tornando o Voleibol mais atrativo para iniciantes. Que adaptações são essas? Vou listar algumas que costumam ser bem eficazes em muitas turmas de iniciação, seja de que idade for.

- Tamanho do Quadra
- Peso da bola e seu tamanho
- Número de toques na bola
- Forma de toque na bola
- Altura da rede
- Regras adaptadas, como um quique na quadra.

O trabalho com mini voleibol no cotidiano no ensino desse esporte é motivador para os alunos e benéfico para o professor que precisa ensinar um esporte que não tem movimentos naturais como um chute ou um arremesso.  Os fundamentos do Voleibol são mais difíceis de serem aprendidos e até serem executados com eficiência, precisa da prática. Como teremos prática se as crianças se desmotivarem ou não conseguirem desenvolver o jogo na quadra? Vão ficar tendo aulas só de treinamento de fundamento?

Não me interprete mal, os fundamentos são importantes. Mas como defensora dos grandes jogos como aprendizado (e não só no Voleibol), sei da importância de mostrar a dinâmica do jogo ao aluno iniciante. E é isso que o Mini voleibol, na sua metodologia para evolução do jogo, proporciona.

Caso você seja professor (a) e queira saber mais sobre esse método  para estudá-lo para aplicar nas suas aulas rapidamente, recomendo o curso de Mini Voleibol do Esporte Educacional.  É um guia bem legal de aplicação e que você consegue várias informações bacanas sobre o método.